Cultura & Lazer Titulo
MTV exibe clipe dos MCs FM
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
12/11/2003 | 20:29
Compartilhar notícia


A MTV confirma para sexta, à 0h, a estréia do clipe Os Vândalos Não Colam na Banca, da dupla de rappers MCs FM, de Mauá. Os irmãos Miguel Victor, 9 anos, e Carlos Felipe Martins Medina, 11, ganharam patrocínio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a produção do vídeo. A emissora musical gostou do trabalho e o insere em sua programação a partir do programa Yo!, apresentado pelo rapper Thaíde.

As músicas dos MCs FM costumam passar mensagens construtivas. A canção do clipe, por exemplo, critica o vandalismo que degrada os trens. “Eles querem transformar a realidade deles por meio da arte”, diz o produtor musical Fábio Féter, responsável pela direção artística da dupla.

A idéia de valorizar o meio de transporte bastante utilizado pelas pessoas da periferia partiu dos meninos, mas agradou muito à CPTM. Tanto que a empresa resolveu custear o clipe. “Serve como uma propaganda contra o vandalismo”, afirma Féter. Gravado na estação do Brás, em São Paulo, o vídeo foi realizado pela produtora Profile e tem duração de cerca de quatro minutos.

Os MCs FM já entram na mídia com clipe, mas ainda não contam com disco. Segundo o diretor artístico, está sendo produzida a primeira música, intitulada Tá, Tá, Tá, Quero Estudar. A letra protesta contra o uso de armas. O CD ficará pronto no início de 2004, quando começará o trabalho de apresentação às gravadoras. Se houver espaço, o vídeo de Os Vândalos Não Colam na Banca será incluído no disco.

Para Féter, o ideal seria que o videoclipe servisse como divulgação do CD. “Mas a situação que temos é essa”, diz. O diretor lembra que o patrocínio foi um presente importante. “As aparições na TV potencializam o nome da dupla”, afirma. Além de exibir o clipe, a MTV deve passar a entrevista que Thaíde fez com Miguel e Felipe. Nos últimos dias, os meninos também apareceram no A Casa É Sua, da Rede TV!, e no SPTV, da Globo.

Estudo – Fábio Féter é também coordenador de Música do município de Mauá e, segundo ele, os meninos do MCs FM participarão no próximo ano das oficinas de discotecagem e produção musical oferecidas pela prefeitura. “Eles vão aprimorar o trabalho que fazem”, diz.

As aulas são abertas a toda a população e estão com inscrições abertas (informações pelo telefone 4512-3215, no Núcleo de Música). São realizadas por voluntários do Comme (Conselho Municipal de Música Eletrônica), criado neste ano. As oficinas são gratuitas e acontecem nas tardes de sábado e domingo no Teatro Municipal da cidade. As primeiras quatro turmas se formam em março de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;