Cultura & Lazer Titulo
ABCA expõe trabalhos de premiados
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
14/04/2002 | 16:44
Compartilhar notícia


Uma novidade marca a entrega dos prêmios de 2000 e 2001 da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), que acontece nesta segunda-feira na unidade paulistana do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), às 19h, para convidados. Pela primeira vez uma exposição de obras dos artistas premiados acompanha a cerimônia. A mostra tem visitação a partir desta terça-feira, com entrada franca, e fica em cartaz até o dia 16 de junho.

A premiação da ABCA é dividida em oito categorias. Entre elas, o Prêmio Clarival do Prado Valladares, que contempla artistas plásticos por suas trajetórias, foi dado em 2000 para o andreense Luiz Sacilotto, 77 anos, e para o pernambucano Cícero Dias, 95 anos.

“Cerca de 120 críticos de arte de todo o Brasil participaram da votação. Cada um dos premiados levará para casa um troféu em alumínio desenvolvido pelo importante escultor Nicolas Vlavianos”, diz o 1º Tesoureiro da ABCA, o crítico Enock Sacramento.

“Vejo essa premiação como reconhecimento pela minha dedicação ao concretismo. O Grupo Ruptura, do qual participei, lançou o movimento concretista no Brasil em 1952. Quer dizer, isso faz meio século, e eu não mudei de caminho”, afirma Sacilotto, para quem o prêmio ABCA soa como presente de aniversário, já que na próxima segunda-feira ele completa 78 anos.

A premiação do artista plástico andreense é referente a 2000, ano em que ele também foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

A mostra no CCBB-SP contará com obras de Sacilotto (14 gravuras, guaches e pinturas), Cícero Dias (7 composições em óleo sobre tela e aquarela e nanquim sobre papel), Siron Franco (10 trabalhos, em óleo ou técnica mista sobre tela), Amélia Toledo (uma instalação) e César Romero (2 obras em acrílica sobre linho).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;