Cultura & Lazer Titulo
Para aguçar a curiosidade feminina
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Marcelo Duarte e Inês de Castro usaram e abusaram da criatividade feminina para produzir e escrever O Guia das Curiosas (Panda Books, 580 páginas, R$ 49,90).

 Lançado recentemente, em uma oportuna homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, os dois jornalistas reuniram um sem número de curiosidades a respeito do fantástico mundo cor-de-rosa.

 ‘E tudo começou porque Eva era curiosa...’. Assim como, acreditam os católicos, a humanidade teve início, o guia também abre as portas para o universo feminino. Dividida em dez capítulos, a obra explica a origem de termos e relembra histórias de tudo o que foi, ou ainda é, notícia ao longo do tempo. Claro, se for relacionado às mulheres.

 Em História, os escritores explicam como era a vida de jovens e esposas em séculos diversos, falam sobre direitos, feminismo, pioneiras, guerreiras, princesas, artistas. São casos como o de Nísia Floresta, que, aos 22 anos, em 1832, escreveu o livro que a tornou célebre: Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens. A nordestina arretada criticava as aulas de bordado e o uso de espartilho e incentivava outras mulheres a estudar português e a praticar esportes.

 O capítulo Cinema e Televisão relembra as grandes estrelas, diretoras, personagens retratadas em longas de sucesso, cachês milionários, contos de fadas, além de personalidades que já deram o que falar, como Luma de Oliveira e Dercy Gonçalves. As páginas trazem até um quadro com todas ex-BBBs que posaram nuas.

 O Guia das Curiosas ainda fala sobre os grandes destaques da música, a origem de canções e óperas inspiradas em mulheres, ritos de beleza, o porquê da moda e de estilos, criação de dietas e dúvidas sexuais.

ORIGEM

 Uma idéia que nasceu há 13 anos, o guia de curiosidades é o oitavo de uma coleção escrita por Marcelo Duarte. O jornalista ainda comanda um programa nas manhãs de sábado na rádio Bandeirantes sobre o tema, batizado de Você É Curioso?.

 Colaborou Thiago Mariano, Especial para o Diário




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;