Setecidades Titulo
Gripe suína afasta dez estudantes de escolas do Grande ABC
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
05/09/2009 | 08:24
Compartilhar notícia


Quatro alunos com gripe suína e outros seis com suspeita da doença foram afastados das aulas na EE Francisco Emídio Pereira Neto, em São Bernardo, e na escola particular Villare, em São Caetano. O problema foi constatado apenas duas semanas após o reinício das aulas. A medida foi tomada como precaução para evitar possível surto da doença nas unidades.

Na escola estadual de São Bernardo estão os três casos confirmados, todos do Ensino Fundamental. Dois estudam à tarde, e o terceiro no período matutino.

No colégio de São Caetano está o outro aluno que contraiu a nova gripe, além dos seis casos suspeitos.

Ambas escolas reforçaram os procedimentos de orientação e higienização. Pais de alunos informaram que o diretor da Escola Estadual Francisco Emídio chamou uma reunião na última terça-feira para esclarecer a comunidade.

"A preocupação existe, mas tomamos as precauções, como uso contínuo do álcool gel. Fomos alertados que ao perceber qualquer sintoma da gripe comum, o ideal é manter a criança em casa", conta o comerciante Marcelo de Oliveira, 35 anos, pai de um menino de 11, matriculado na 6ª série.

Duas adolescentes de 13 anos, da 7ª série da mesma escola, contaram que um dos alunos gripados estuda na sala delas. "Ele tem asma, um dia teve uma crise na classe e tomou remédio. Sabemos que seu irmão mais novo também está com gripe. Mas estão bem, sendo tratados em casa." Elas disseram, ainda, que desde o afastamento do colega na segunda-feira as medidas de segurança foram reforçadas. "Todo mundo leva álcool gel e a porta da classe fica sempre aberta." A escola atende cerca de 1.400 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

No colégio Villare, em São Caetano, os bebedouros foram desativados e os brinquedos coletivos, recolhidos. Um funcionário fica na porta do refeitório para garantir que todas as crianças higienizem as mãos com álcool antes de entrar. "Todos com síndrome gripal foram afastados e temos contato permanente com a Vigilância Sanitária", explica Elaine Meneguel, uma das diretoras. A escola tem cerca de 1.000 alunos nos ensinos Infantil e Fundamental. Os pais foram comunicados sobre os casos por e-mail."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;