Setecidades Titulo
Grupo 1 sai em Sto.André e Diadema
Ana Macchi e Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
01/03/2003 | 18:18
Compartilhar notícia


Começam neste domingo os desfiles mais importantes de Santo André e Diadema. As escolas do Grupo 1 entram na avenida com cerca de 3 mil passistas cada, a partir das 21h. Nas duas cidades – tanto na avenida Firestone como na Ulysses Guimarães –, o espetáculo é gratuito.

As escolas deverão obedecer rigorosamente as regras do Carnaval para não perder pontos. “Cada escola precisa ter, no mínimo, três carros alegóricos e eles não podem quebrar no decorrer do desfile. Além disso, a ala das baianas deve ter dez mulheres e a comissão de frente, sete”, disse o presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), Gilberto Ramos.

Na hora do show, todas as escolas deverão se concentrar no bom desempenho da harmonia do conjunto com o enredo e da melodia do samba-enredo. “A atenção com o cronômetro também deverá ser redobrada. Cada minuto depois da hora marcada para o desfile vai representar pontos a menos”, explicou a presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Diadema, Geni de Souza Almeida.

Em cada uma das cidades, seis escolas principais vão se apresentar nas avenidas concorrendo ao título de campeã. Nenhuma delas esconde a ansiedade de entrar na avenida. Elas sabem que todo ano a aprovação do público é fundamental para a avaliação do júri. E é justamente por isso que deverão mostrar, além de fantasias e boas batidas, o samba no pé e a organização da harmonia, peças fundamentais para o sucesso de uma agremiação durante o desfile.

As campeãs do ano passado, Leões do Vale, por Santo André, e Estopim da Fiel, de Diadema, pretendem renovar seus títulos de vencedoras. Mas tudo indica que a disputa será acirrada porque, nos dois municípios, todas as escolas recebem a mesma verba. Pelo menos em Santo André, no passado, as campeãs recebiam mais verba que as outras escolas.

A previsão de término das apresentações é 4h. A apuração de Diadema acontece nesta segunda-feira, às 15h, no Clube Mané Garrincha, em Diadema. Santo André só irá conhecer sua campeã na quarta-feira, às 14h, no ginásio Pedro Dell’Antonia. Corte – Diadema perdeu neste ano o status de ser uma das cidades da região com maior número de participantes. Quatro grêmios recreativos deixaram de participar do Carnaval porque não prestaram contas sobre a aplicação dos subsídios fornecidos pela administração e ficaram fora do evento neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;