Internacional Titulo
Muçulmanos terminam peregrinação a Meca
Por Das Agências
07/03/2001 | 11:33
Compartilhar notícia


Cerca de dois milhões de muçulmanos terminam a peregrinação anual a Meca nesta quarta-feira, continuando pelo terceiro dia a lapidação das estelas que simbolizam Satanás no vale de Mina, ritual durante o qual 40 pessoas morreram na segunda-feira.

Ao fim deste ritual, os peregrinos se dirigem a Meca para uma "volta de adeus" ao redor de Kaaba, o monumento mais sagrado do Islã, com a qual a peregrinação termina.

Durante a peregrinação um movimento fora de controle da multidão em Mina provocou a morte de 40 pessoas, entre as quais a de sete paquistaneses, cinco turcos, quatro indonésios, dois indianos e um etíope.

O acidente ainda deixou 179 feridos, dos quais 25 continuam hospitalizados com fraturas e contusões, informou o ministro da Saúde, Usama Ben Abdel Chobokchi.

Apesar do acidente, as autoridades israelenses afirmaram que estão satisfeitas com o "bom desenvolvimento" da peregrinação deste ano.

A presença de cerca de dois milhões de pessoas procedentes de 160 países na região de Meca provocou, desde sábado passado, como em todos os anos, a mobilização de milhares de policiais e de agentes de saúde na cidade santa e em seus arredores, como no vale de Mina, onde acontecem os rituais de peregrinação.

Perto do ponto que leva ao local onde se encontram as três estelas, as autoridades destacaram aproximadamente dois mil policiais para organizar o avanço dos peregrinos nesta quarta-feira.

A cada hora, 200 mil pessoas são autorizadas a avançar para cumprir o ritual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;