Setecidades Titulo
Dioxina é tóxica e cancerígena
Da Redaçao
25/12/1999 | 17:50
Compartilhar notícia


A dioxina (que sempre está associada aos furanos) é uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. Integrante do grupo dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), é cancerígena e afeta os sistemas imunológico e endócrino. Perigosa e persistente, dura um longo tempo no ecossistema, se acumulando nos tecidos gordurosos dos animais e contaminando as fontes de alimento. A dioxina pode ser transmitida pela gestante ao feto através da placenta e ao lactente pela amamentaçao.

Os POPs sao compostos altamente tóxicos, em cujas moléculas o carbono se une ao cloro. Estas substâncias sao geradas ao longo de diversos processos industriais, como a produçao do plástico PVC - caso da Solvay -, no branqueamento do papel e na incineraçao de lixo. Os POPs invadem a cadeia alimentar dos seres vivos, se acumulando nos organismos e nao sao eliminados. Mesmo em pequenas quantidades, têm graves efeitos na saúde humana. Podem afetar os sistemas reprodutivo, nervoso e imunológico, e sao potencialmente cancerígenos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;