Setecidades Titulo
Diadema quer ter radares ainda neste semestre
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
22/02/2001 | 20:07
Compartilhar notícia


O Departamento de Trânsito de Diadema está reavaliando o edital de licitação para a instalação de dez radares fixos nas principais vias da cidade. Os equipamentos serão distribuídos entre as avenidas Piraporinha e Fábio Eduardo Ramos Esquível (trecho da cidade do Anel Viário). Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Eduardo José Rosário Santos, os equipamentos estarão funcionando ainda neste semestre.

O processo de licitação começou na administração anterior, do prefeito Gilson Menezes, mas o edital foi rejeitado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) porque a Prefeitura não exigia o certificado do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para todos os equipamentos e serviços. “Para não termos mais nenhum problema com o processo estamos revendo todo o edital, pois queremos instalar estes radares o mais rápido possível. Enquanto isso, já estamos definindo os locais onde ficarão os aparelhos e outras medidas que possam melhorar o trânsito na cidade”, explicou o diretor.

Segundo Eduardo José os radares são essenciais para melhorar a segurança das vias públicas. “As campanhas de educação no trânsito devem ser somadas à fiscalização rigorosa, que é onde devem entrar os radares e fiscais de trânsito. Estamos, inclusive, verificando a possibilidade de contratar mais fiscais.”

O diretor classifica Diadema como um paraíso para os motoristas da região. “A maioria dos acidentes ocorridos em Diadema acontece com motoristas que estão de passagem pela cidade. As pessoas passam por Santo André e São Bernardo, onde as vias estão cheias de radares e fiscalização, e quando chegam em Diadema encontram um paraíso, já que não há nenhum controlador da velocidade, e elevam o número de acidentes.”

A revisão do edital deve ser concluída o mais rápido possível para que os equipamentos possam estar funcionando em breve. “Espero que, dentro de um ou dois meses, o processo de licitação seja concluído, mas, com certeza, até o fim deste semestre os radares já estarão nas ruas, justamente para coibir esse paraíso que é a nossa cidade atualmente”, disse Eduardo.

Junto com os radares vários semáforos da cidade serão trocados e novos equipamentos serão instalados. “A nossa equipe está fazendo um estudo sobre o trânsito da cidade e vamos fazer várias alterações. Além destas modificações, temos de promover uma discussão regional sobre os problemas do trânsito no Grande ABC para diminuir o número de acidentes na região toda”, acredita o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;