Setecidades Titulo
Horário de verão termina à meia-noite
Do Diário do Grande ABC
20/02/2010 | 08:55
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O horário de verão termina à meia-noite de hoje, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. O Ministério de Minas e Energia estima que a redução no consumo de energia tenha chegado a 0,5% nos Estados que adotaram a mudança. A economia registrada no Sudeste e Centro-Oeste é suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes por quatro meses.

Os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão operar até 1h de domingo. As composições e os ônibus prestarão serviço por mais 60 minutos em todas as linhas, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

No sábado, a CPTM terá operação comercial durante 22 horas ininterruptas, diferente de um sábado tradicional, quando presta serviço por 21 horas. No domingo, os trens começam a circular às 4h. Na Linha 10 - Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra), as composições partirão dos terminais com intervalos de 20 minutos.

Os ônibus intermunicipais também vão prolongar a operação por mais uma hora. Na Grande São Paulo, os relógios dos nove terminais do Corredor Metropolitano ABD serão atrasados durante o fim de semana, retornando ao horário anterior.

Em Diadema, os ônibus municipais também funcionarão por mais 60 minutos, segundo a Prefeitura. Já em São Caetano, as linhas saem das ruas sem alteração nos horário. As demais administrações municipais não informaram ao Diário se farão alterações no funcionamento do sistema de transporte.

Desde 2008, o decreto 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no País. Segundo o decreto, em todos os anos a mudança no horário ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;