Cultura & Lazer Titulo
Prós e contras da modernização da indústria cultural
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
29/07/2004 | 18:47
Compartilhar notícia


A professora Walnice Nogueira Galvão, titular da cadeira de Literatura e Literatura Comparada da USP (Universidade de São Paulo), presença assídua em Santo André, está de novo na cidade. Ela participa do projeto Filosofia & Cotidiano a partir das 19h30 desta sexta na Casa da Palavra. A palestra programada trata da temática Cultura, Indústria Cultural e Democratização. A entrada é franca.

“Falarei das implicações da indústria cultural moderna na cultura e na democracia. Já escrevi diversas vezes sobre esse assunto, mas em palestra essa será a primeira vez que tratarei do tema”, disse.

“Segundo (o sociólogo francês) Pierre Bourdieu, a rapidez inerente às transações do mercado na contemporaneidade é adversa à cultura. Quer dizer, ela é uma inimiga, pois toda forma de cultura precisa de tempo de maturação, o que pode levar decênios, gerações, séculos. Esse tempo, necessário não apenas para a produção como também para que a cultura seja absorvida, é cada vez mais curto por conta do advento da eletrônica. Tudo ficou muito mais rápido”, afirmou.

“No entanto, isso que digo é muito perigoso, porque essa denúncia que faço também leva à democratização da cultura. Por exemplo, antigamente as obras de arte só eram vistas pelos mecenas e pelos nobres. Hoje, reproduções de imagens de obras podem ser compradas em livrarias”, disse.

Outro exemplo dado pela professora envolve a área de música. “Atualmente a gente encontra CDs para comprar em tudo quanto é lugar, o que é uma forma de democratização do acesso à cultura”.

“Na verdade o que há é uma contradição, pois se por um lado a indústria cultural atrapalha, por outro é benéfica. Sinceramente não sei o que isso pode gerar a longo prazo”, afirmou.

Após a palestra, o público poderá discutir o tema com Walnice.

O projeto Filosofia & Cotidiano é mensal e continua no dia 27 de agosto com palestra de José de Souza Martins, de São Caetano, professor titular de Sociologia na USP. Ele tratará do tema O Cotidiano Residual do Subúrbio e a Cultura da Reprodução Social.

Filosofia & Cotidiano – Palestra com o tema Cultura, Indústria Cultural e Democratização. Na Casa da Palavra – pça. do Carmo, 171, Santo André. Tel.: 4992-7218. Nesta sexta, às 19h30. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;