Cultura & Lazer Titulo
Biografia de Alain Delon é lançada
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 11:14
Compartilhar notícia


Monstro sagrado do cinema francês e herói de uma biografia repleta de rumores, Alain Delon, que completará 65 anos no próximo dia 8 de novembro, consegue manter uma parte da ambigüidade e do segredo que cercam sua vida apesar do lançamento de um livro cuja publicaçao que ele tentou, de todas as maneiras, impedir.

O livro em questao, ``Les mystères Delon' (``Os mistérios Delon'), de Bernard Violet (Editoria Flammarion), no entanto, vai decepcionar as pessoas que esperavam revelaçoes sensacionais, apesar dos capítulos de títulos sugestivos: ``Noites agitadas em Megève', ``O rebelde se submete', ``A bala na cabeça', etc.

Violet, que já publicou as biografias do terrorista Carlos e do comandante Cousteau, evoca, nas 550 páginas de seu livro, o caso (Stefan) Markovic, nome do amigo e guarda-costas do ator, encontrado assassinado em 1968, mas toma o cuidado de enfatizar que ``nenhum elemento tangível permite atribuir a menor responsabilidade a Alain Delon nesse assassinato'.

Esta biografia coincide com a publicaçao de ``Alain Delon l'insoumis', do jornalista Henry-Jean Servat, que mais parece um álbum de fotos do ``belo Alain' destinado a agradar sua legiao de fas.

``A história de minha vida é tao incrível que nenhum jornalista seria capaz de escrevê-la', declarou um dia o ator. Bernard Violet aceitou o desafio, mas, conforme analisou o jornal Libération, o livro resultante é mais um ``golpe da mídia, que nao cumpre as promessas que faz'.

O ator tentou, em 1998, impedir o autor de escrever sua biografia depois de ter lido uma sinopse, mas a justiça nao deu andamento ao processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;