Cultura & Lazer Titulo
Estréia de documentário espanhol divide público em Lima
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 10:50
Compartilhar notícia


A estréia do documentário espanhol ``Asaltar los cielos', que trata das razoes que levaram Ramón Mercader a assassinar León Trotski, dividiu o público presente que o viu como parte do ciclo ``documentários imprescindíveis' do IV Encontro latino-americano de Cinema, que se realiza em Lima.

As reaçoes ao documentário de José Luis López Linhares e Javier Rioyo se centralizam entre os que questionam o fato de que `se humaniza um assassino para demonstrar o extremo a que chegam as ideologias aos fanáticos' e os que destacam `o rigor da investigaçao para revelar o quebra-cabeça de um personagem tao misterioso.'

Os diretores reconstituem durante 90 minutos, com base em alguns documentos inéditos de arquivos e recompilando depoimentos de amigos do fundador do Exército Vermelho, a missao de Ramón Mercader como agente espanhol da KGB (a polícia secreta soviética) de cumprir a determinaçao de Stalin de matar seu maior adversário político.

O documentário abrange toda a vida de Mercader e de seu meio familiar, desde sua infância em Barcelona nas primeiras décadas do início do século passado, sua estadia no México em 1940 para assassinar Trotski, sua prisao no México e depois em 1960, ao recuperar a liberdade após 20 anos de cárcere, seu retorno a Moscou e sua desolada vida em Havana até sua morte em 1978.

Com detalhe do mistério que envolveu a vida deste homem, tornado assassino em nome de uma ideologia que fechou o século convertida em uma causa perdida, o documentário termina mostrando a lápide atual de seu túmulo em um cemitério moscovita sob sua verdadeira identidade, que modificou, quase 20 anos depois de sua morte, o falso nome de Ramón López com que foi enterrado pela KGB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;