Cultura & Lazer Titulo
Teatro: 'Trainspotting' retrata geração dos anos 90
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
10/01/2002 | 18:49
Compartilhar notícia


  Dependência de drogas, um dos males contemporâneos, é o tema da peça Trainspotting, que recebeu duas indicações para o Prêmio Shell no Rio – o diretor Luiz Furlanetto e o ator Pedro Osório – e desembarca nesta sexta em São Paulo para uma apresentação única no Sesc Ipiranga.

Adaptação de Harry Gibson para o livro de Irvine Welsh, com tradução de Arnaldo Marques e Laura Guimarães Rosa, Trainspotting não aborda apenas a heroína, da qual a maioria dos dez personagens é dependente. “A peça discute a compulsão do ser humano, a necessidade do prazer fugaz, o consumismo da mãe que larga o filho em casa e vai ao shopping”, diz Osório.

“Trainspotting conta uma história como ela acontece, que faz parte da nossa cultura. A peça fala sobre drogas ilícitas ou não, como bebida, calmantes e cigarro. É um retrato dos anos 90, de uma geração que bateu a cara no mundo”, afirma o ator. Ele intrepreta Mark, que cumpre a função de narrador.

The Doors, Jimi Hendrix e Lou Reed, além das intervenções do DJ Roberto Mahr, compõem a trilha. Os tambores que estão no cenário escapam da linguagem realista. “Dão a impressão de que os personagens saem de tubos de esgoto”, diz Osório. “Os focos de luz são fechados, como se os personagens estivessem presos em um labirinto”, afirma Eduardo Salino, que assina a iluminação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;