Setecidades Titulo
Instituiçao de Santo André recebe dois prêmios Top Social
Valéria Cabrera
Da Redaçao
07/05/2000 | 17:55
Compartilhar notícia


  Os projetos Escola de Esportes - Olimpíada 2004, financiado pela Petrobras, e Semear: Artes, Ciência e Educaçao, do Instituto General Motors, que beneficiam crianças e adolescentes do Jeda (Juventude Esperança do Amanha), de Santo André, estao entre os 33 premiados pelo Top Social 2000, da Associaçao dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

Ao todo, 64 projetos de todo o país foram inscritos nesta segunda ediçao do Top Social. Os escolhidos passaram por processo de verificaçao dos resultados obtidos.

O projeto Semear: Artes, Ciência e Educaçao, uma parceria do Jeda, Umesp (Universidade Metodista de Sao Paulo) e Instituto General Motors, oferece oito oficinas educativas. Sao elas: brinquedoteca, leitura e escrita, videofoto, teatro, coral, artes, literatura e jornal.

O projeto é custeado pela GM e os estagiários e professores sao cedidos pela Umesp. Segundo a coordenadora do Semear, Andréa Augusta da Fonseca, o trabalho no Jeda foi iniciado em outubro de 1998, com um contrato de dois anos, que termina este ano. "A prorrogaçao deste prazo será estudada no fim deste ano pelas partes envolvidas", disse.

O projeto Escola de Esportes - Olimpíada 2004, financiado pela Petrobras, oferece aula de handebol para cerca de 50 crianças e adolescentes. Segundo a presidente do Jeda, Indiana Marques Carraro, a empresa paga o material (uniformes e bolas) e os professores.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Top Social 2000 acontecerá no dia 30 deste mês, às 19h30, no Memorial da América Latina, em Sao Paulo.

O Jeda é uma entidade que atende 300 crianças e adolescentes carentes de Santo André, com idades entre 7 e 17 anos.

Segundo Indiana, o objetivo do projeto é evitar que os jovens fiquem nas ruas. A entidade oferece atividades educativas e esportivas no período em que as crianças e jovens nao estao na escola. "Freqüentar a escola é uma exigência para poder participar do Jeda", disse.

Além das oficinas oferecidas por meio de convênios com empresas, os adolescentes podem participar de cursos de iniciaçao profissional, como cabeleireiro, bijuteria, violao, corte e costura, informática e elétrica.

Para as crianças, há opçoes de reforço escolar e artesanato. As atividades esportivas podem ser feitas por todos. Entre elas estao futebol e capoeira.

Os jovens e adolescentes têm atendimento médico, psicológico e pedagógico, e suas famílias contam com apoio de assistentes sociais. A entidade sobrevive de doaçoes feitas pela comunidade e eventos beneficentes. Atualmente, realiza uma campanha para conseguir recursos para que a quadra poliesportiva possa receber uma cobertura.

As pessoas interessadas em conhecer ou ajudar o projeto podem visitar sua sede, que fica na rua Eduardo Monteiro, 946, Jardim Bela Vista, Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;