Setecidades Titulo
São Bernardo reforça Guarda Ambiental com seis veículos
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:50
Compartilhar notícia


A Guarda Ambiental de São Bernardo ganhou ontem seis veículos, sendo duas viaturas, dois jet-skis e dois botes. O reforço ajudará a ampliar as ações de fiscalização na cidade, que tem 53% de seu território em área de mananciais. A verba de R$ 380 mil é oriunda do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do governo federal.

Segundo o inspetor Lindomar Nunes Costa, as viaturas ajudarão a combater crimes como pesca predatória, ocupação irregular, desmatamento, além de resgate de animais silvestres. "Nossa ideia é fazer um convênio com a Marinha para fiscalizar também as embarcações que navegam pela Billings", afirmou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Giba Marson, a guarda é a menina dos olhos da Prefeitura. "Criamos a corporação para ser o braço fiscalizador da secretaria. Os resultados têm sido satisfatórios", disse. Em dois anos, foram atendidas cerca de 890 ocorrências.

A Guarda Ambiental faz parte da GCM (Guarda Civil Municipal) e conta com 60 guardas, dois barcos e 17 veículos, além dos seis que foram entregues ontem. "A corporação é uma das mais bem equipadas do País", garantiu o prefeito Luiz Marinho.

AMPLIAÇÃO
O chefe do Executivo anunciou ainda que pretende ampliar o efetivo da GCM de 605 guardas para cerca de 1.000 até o início do próximo ano.

Parte desse efetivo entrará por concurso público que teve inicio no ano passado e está na segunda etapa. Cerca de 440 candidatos foram selecionados, e a expectativa é que ao menos 250 sejam aprovados nos testes, para então serem encaminhados ao curso de formação específica.

Na ocasião, também foi inaugurada a reforma da sala de reuniões da sede da Guarda Civil, que recebeu o nome do GCM José Mauro Santos do Nascimento, morto quarta-feira, quando saía de sua residência, em Diadema, com destino ao trabalho, no bairro do Taboão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;