Setecidades Titulo
Grande ABC tem primeiro caso de suspeita de gripe suína
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
01/05/2009 | 07:31
Compartilhar notícia


O Hospital América, de Mauá, atendeu quinta-feira um rapaz com suspeita de infecção pelo vírus influenza A H1N1, popularmente conhecido como sendo da gripe suína. Segundo o diretor do hospital, Sérgio Magrin, o rapaz de 20 anos identificado como B.S.S., morador de Mauá, foi internado pouco depois da hora do almoço com todos os sintomas descritos pelo Ministério da Saúde, os quais requerem internação preventiva para estudo do quadro.

Uma informação dada pelo paciente que despertou a atenção dos médicos foi de que S. chegou no domingo do Canadá depois de uma estada de um mês naquele país, onde esteve a serviço de uma multinacional. "Ele nos contou que de 20 a 24 de abril trabalhou muito próximo a um colega mexicano, que havia chegado do México naquela semana", afirmou o diretor.

Como informou Magrin, o Hospital América aplicou os procedimentos necessários e o paciente foi levado imediatamente para espaço isolado dentro da unidade, onde permaneceu por cerca de 4 horas, até que os trâmites da remoção ficassem prontos. "Apesar dos 38,5° graus de febre, o paciente permaneceu sereno."

Segundo Magrin, diante desse quadro e de posse dessas informações, o Ministério da Saúde foi informado, e B.S.S. seguiu, em ambulância do Estado, até o Hospital Emílio Ribas, na Capital, onde permanecia internado até o fechamento desta edição.

País - O Brasil passou na quinta-feira a ter quatro pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus H1N1. Segundo boletim divulgado na tarde de quinta-feira pelo Ministério da Saúde, há ainda 42 casos sendo monitorados em 12 Estados brasileiros.

São Paulo é que mais tem pacientes monitorados, com 14; Em seguida vem Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, com quatro cada; Bahia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, com três; Minas Gerais e Espírito Santo com dois; e Ceará, Mato Grosso do Sul e Pará, com um cada.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), garantiu quinta-feira que o Estado tem estrutura para enfrentar eventuais casos de gripe suína. "Temos a melhor estrutura de saúde do Brasil, tanto no Estado como no município de São Paulo. Não é impossível virem casos para cá, mas até agora não vieram e espero que não venham", afirmou Serra.

O governador orientou os paulistas que tenham voltado do México recentemente, ou que tenham tido contato com pessoas que foram para lá, e apresentarem sintomas de gripe, a procurarem o Hospital Emílio Ribas. (com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;