Setecidades Titulo
Empresário português de Mauá é assassinado
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
08/09/2002 | 20:54
Compartilhar notícia


O português Manoel Pereira Ribeiro, 58 anos, foi morto com um tiro na cabeça na madrugada deste domingo. Ribeiro, dono de um bingo e um restaurante em Mauá, teve a casa e o bingo roubados – os três homens que cometeram o crime mantiveram a família do empresário como refém por algumas horas. Após roubar a residência e o estabelecimento, o trio fugiu com Ribeiro. O corpo do comerciante foi encontrado na manhã deste domingo, na Vila Lopes, em Rio Grande da Serra. Um detalhe chama a atenção na história: os homens que cometeram o roubo e o assassinato utilizaram a língua espanhola para se comunicar em alguns momentos.

A execução de Ribeiro começou a se desenhar por volta da 1h deste domingo, quando a mulher, G.G.R., e o filho do empresário, D.G.R., chegavam em casa, no bairro Barro Branco, em Ribeirão. Ocupando um Monza e utilizando capuzes, os ladrões, armados, forçaram a entrada na casa – no local, já estavam a filha do empresário, C.G.R., e o namorado, A.C.A.

Até aquele momento, como de costume, Ribeiro se preparava para fechar o bingo, que fica na avenida Barão de Mauá, próximo ao Centro da cidade.

Segundo informações de familiares da vítima à polícia, os ladrões diziam que queriam o dinheiro do bingo. Apesar disso, obrigaram todos a se sentar no sofá, enquanto limpavam a casa: eles equiparam o Monza com aparelho de TV, DVD, telefone celular, computador e outros eletrodomésticos, além de duas armas que pertenciam ao empresário e 500 euros (cerca de R$ 1,5 mil), fruto de uma viagem do empresário a Portugal, em junho.

Depois de colocar todo o material no carro, os ladrões esperaram Ribeiro chegar. Após dar carona para o caixa do bingo, o também português J.A.S., 46, Ribeiro chegou em casa, por volta das 2h. Foi obrigado a ligar para o bingo e avisar ao segurança do estabelecimento que voltaria para pegar um documento.

Dois dos ladrões seguiram com Ribeiro até o local e amarraram o vigia, para levar R$ 2 mil, dinheiro referente ao movimento do último sábado. Voltaram para a casa e apanharam o ladrão que ficou tomando conta da família.

Depois disso, as únicas informações de que a polícia dispõe é que o carro de Ribeiro, um Corsa, sem danos, foi encontrado na estrada da Servidão, em Ribeirão. O corpo do empresário, com um tiro na cabeça, foi achado na manhã deste domingo, no final de uma rua deserta na Vila Lopes, em Rio Grande da Serra.

“O corpo estava com apenas um tiro na cabeça, mas havia bastante sangue no local”, disse o delegado titular de Rio Grande, Percy de Souza Ramos.

Ribeiro estava no Brasil havia mais de 15 anos. Também dono de um restaurante em Mauá, ele tinha montado o bingo havia pouco mais de dois anos. “Era uma pessoa calma, mas para questões de dinheiro era um pouco estourado”, afirmou o caixa do bingo.

A polícia ainda não tem informações sobre o paradeiro dos criminosos e investiga se Ribeiro foi executado na rua onde o corpo foi encontrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;