Segundo Maués, a implantação do ferroanel, interligando as redes ferroviárias adjacentes ao Grande ABC da MRS Logística (responsável pelo transporte de carga que passa pelo ABC) e da Ferroban ocasionaria melhor escoamento de produção da região Sudeste do Estado e até de países vizinhos ao porto de Santos. De acordo com o assessor, haveria uma redução de até 40% em termos de distância ferroviária em direção ao porto.
“Se o rodoanel for licenciado agora sem menção ao ferroanel, será muito difícil voltar depois a esse assunto”, disse Maués.
Na quarta, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se reuniu com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, e pediu que a União apóie e financie a construção a da ferrovia – o trecho Sul, que passaria pelo Grande ABC, teria 38 quilômetros, ligando as estações Evangelista de Souza a Rio Grande da Serra.
Participaram da reunião desta quinta, na sede do Consórcio, representantes das Prefeituras de Santo André, São Bernardo, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires. Pela Dersa, o coordenador da área de Gestão Ambiental, Rubens Mazon, e o geólogo Luiz Saragiotto, consultor da mesma área. A Protran, empreiteira que elaborou os traçados do rodoanel colocados em discussão, foi representada pelo diretor Paulo César Rodrigues.
Segundo Rodrigues, o traçado do trecho Sul do rodoanel permite que o ferroanel seja construído de maneira adjacente à rodovia. “O traçado permite que a ferrovia faça a conexão na outra linha férrea (MRS Logística) em Rio Grande da Serra”, disse o diretor.
Menos adiantado do que o rodoanel, o trecho Sul do ferroanel possui apenas um estudo de pré-viabilidade. Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a ferrovia seria financiada pelo governo federal e pelas concessionárias que operam as duas ferrovias a serem interligadas (MRS Logística e Ferroban).
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