Cultura & Lazer Titulo
Virada atrai 113 mil em São Bernardo
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/05/2008 | 07:47
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


São Bernardo foi recordista de público na 2ª Virada Cultural Paulista, realizada entre as 18h de sábado e as 18h de domingo em 19 cidades do Estado. Em 24 horas ininterruptas de programação artística, cerca de 113 mil pessoas acompanharam shows musicais, peças teatrais, apresentações de dança e sessões de cinema na região. A segunda cidade em número de comparecimento do público foi Araçatuba, com 78,4 mil pessoas. No total, o evento atraiu 657 mil. A estimativa teve como base os levantamentos da Polícia Militar nos eventos ao ar livre e o controle de ingressos em eventos fechados.

Única cidade da região a participar do evento, São Bernardo concentrou suas atrações no Paço Municipal, nos teatros Elis Regina, Cacilda Becker, Lauro Gomes e Abílio Pereira de Almeida, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção e no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena.

O palco principal na Praça Samuel Sabatini reuniu shows de MPB - o Clube do Balanço inspirou casais dançarinos e rock (com o Forgotten Boys) até o show principal, do CPM 22, na virada. Com exceção de um atropelamento na noite de sábado, não foi apurado nenhum incidente grave nos locais de show. Até as 3h, cerca de 99 mil pessoas acompanharam as atrações.

O Paço Municipal, cujo último show da madrugada foi o da banda de heavy metal HANGAR, iniciado depois das 3h30, rendeu bons dividendos para a vendedora ambulante Terezinha Gonzaga de Almeida, 53 anos, que vendeu salgadinhos, refrigerantes e água. "Devo folgar amanhã (segunda-feira) para descansar, porque não preguei o olho. Só fui em casa para tomar banho e trazer mais café. Valeu a pena, pois é nas festas que faturamos mais", apontava para a garrafa térmica que deveria garantir pique para mais oito horas de maratona.

Pela manhã, uma platéia tanto tímida quanto animada acompanhou grupos de hip hop do município. Endoque, um dos MCs do grupo Dosplanosrude, homenageou a mãe, Jane Ferreira de Deus, 50 anos, que chegou cedo para prestigiar o filho e os amigos das outras bandas. "É importante para ele, então venho sempre que posso", afirmou.

Ao meio-dia, o destaque no Teatro Elis Regina era debate que tinha como estrela o rapper carioca MV Bill, inspirado em seu livro Falcão - Mulheres e o Tráfico. "Estou trabalhando o livro desde fevereiro, principalmente em penitenciárias femininas. Baseado nesses depoimentos, estou elaborando uma carta para levar ao presidente Lula até o fim do ano. Até agora, há 13 itens", afirmou. O rapper foi responsável por encerrar a virada em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;