Cultura & Lazer Titulo
Computador de bordo é destaque na Suécia
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 15:40
Compartilhar notícia


Um computador de bordo de síntese vocal, capaz de estabelecer um itinerário, discar um número de telefone ou enviar correio eletrônico, e que permite a circulaçao, ao mesmo tempo, pelas vias da informaçoes e pelas pistas de verdade sem que o piloto tire as maos no manche é a grande estrela do Salao da Internet em Sollentuna, no Norte da Suécia, considerado o ``Silicon Valley' sueco.

``O AutoPC está particularmente bem adaptado para pilotar em circunstâncias consideradas perigosas, como longos trajetos que exigem um grande esforço de concentraçao dos pilotos', explicou Jonas Arkensved, da firma informática Mecel, um dos 200 expositores presentes ao evento realizado esta semana.

``Os computadores de bordo já sao capazes de estabelecer um itinerário ou o calcular o tempo necessário para um trajeto, mas seu calcanhar de Aquiles é a programaçao. Com o AutoPC, um piloto pode manter as maos no volante: con a síntese vocal, o computador responde à voz', acrescentou Arkensved.

Este computador, desenvolvido pela firma Mecel com a colaboraçao do fabricante de caminhoes Scania, constitui uma das inovaçoes apresentadas no salao, do qual a grande estrela foi a tecnologia WAP, protocolo de aplicaçoes para telefones celulares.

``Com o WAP é possível consultar na tela do telefone móvel, ao preço de uma ligaçao normal, as cotaçoes da Bolsa ou o correio eletrônico', explicou Mikael Teng, da firma sueca HIQ.

Segundo Teng, o aplicativo, desenvolvido por grandes fabricantes como Ericsson (Suécia), Nokia (Finlândia) ou IBM (EUA), diz respeito principalmente às operaçoes bancárias e financeiras.

Nos cinco países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia), grandes usuários de serviços bancários on-line, os bancos já se adaptaram para que seus serviços sejam compatíveis com esta nova tecnologia.

Os outros dois setores que chamam a atençao do salao foram o comércio on-line e a proteçao dos meios pagamento através da Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;