Setecidades Titulo
Decisão sobre afastamento do reitor da Fundação é adiada
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
27/05/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


O conselho diretor da Fundação Santo André irá se reunir depois de amanhã para tratar de um único assunto: o afastamento do reitor Odair Bermelho, suspeito de fraude e peculato. Até lá, funcionários, alunos e professores da faculdade estão em greve pedindo a saída dele.

A expectativa era de que Bermelho fosse afastado ontem mesmo, em reunião do conselho. Mas a reitoria alegou que tal encontro não poderia ocorrer por três motivos: havia membros ainda não empossados no conselho que convocou a assinatura; um dos assuntos da pauta indicado apenas como ‘encaminhamentos', seria muito genérico; e, por último, que seria atribuição somente do reitor convocar a reunião - o conselho poderia, no máximo, requerer a convocação.

O temor de que qualquer resultado saído da reunião pudesse perder o efeito legal por essas alegações é o que motivou a segunda reunião, cuja data respeitou o prazo estatutário de 72 horas entre a convocação e a realização do evento. "Somos a favor do afastamento e é isso que vamos votar na quinta-feira", disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Santo André, Gilmar Silvério, um dos membros do conselho. Ele falou em nome dos quatro conselheiros da Prefeitura com assento no órgão. A decisão pela reunião para tratar apenas da saída de Bermelho foi unânime.

CANCELAMENTO
Ontem pela manhã, a reitoria chegou a anunciar que a reunião do conselho havia sido cancelada pelo não cumprimento do estatuto na convocação do órgão. Mas os conselheiros ignoraram a determinação e fizeram o encontro, sem a presença de Odair Bermelho, do presidente do Insefusa (Instituto de Políticas de Segurança Pública da Fundação), Nelso Stepanha, e sem uma das professoras que tem assento no conselho.

A reunião estava marcada para as 15h, mas só começou de fato às 17h. Os conselheiros chegaram a ir à reitoria convocar Bermelho a participar da reunião, mas ouviram que o reitor não reconhecia o encontro.

Já com os trabalhos iniciados, a primeira medida foi o empossamento dos membros eleitos. A medida dá a legalidade necessária para que, no encontro de depois de amanhã, o conselho possa afastar Bermelho sem que isso gere nenhuma polêmica entre os advogados da Fundação.

Depois, o impasse foi se Bermelho seria afastado já ontem, uma vez que os novos membros já estavam em seus cargos, ou em uma nova reunião. A segunda alternativa foi vitoriosa. O encontro ficou marcado para as 19h na própria faculdade. O Diário tentou contato com a Fundação Santo André para confirmar o agendamento do evento mas ninguém atendeu os telefones da faculdade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;