Setecidades Titulo
Laudo sobre o acidente em Diadema só sai após 30 dias
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
28/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As causas do incêndio em Diadema somente serão conhecidas após o trabalho de peritos do IC (Instituto de Criminalística), que deve durar 30 dias. Especialistas consultados pelo Diário explicam que vestígios de produtos químicos - thinner, hexano e aguarrás - encontrados pelo Corpo de Bombeiros, além de solvente derivado de borracha identificado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) são de fácil combustão.

O engenheiro químico e de segurança Victor Dobrowolski disse que esses solventes são derivados do petróleo. "Por isso, o asfalto, que também deriva do petróleo, derreteu. Além de queimarem com facilidade, são voláteis e se espalham com facilidade pelo ar, formando nuvens de gás. Qualquer faísca provoca combustão".

Outra possível causa apontada pelo especialista para explicar a sequência de explosões é o condensamento do produto químico. "Todos os tambores têm um ponto de abertura. O que pode ter acontecido é que alguns estavam vazando e, em contato com a alta temperatura, ocorre o efeito de um foguete", explicou Dobrowolski.

Para o engenheiro de segurança Paulo Carvalho Alves, a falta de organização para o armazenamento desses produtos seria outro fator a contribuir para o incêndio. "Existem normas internacionais a serem respeitadas para estocar tambores com produtos químicos. Algumas levam em conta a área que a empresa está instalada e criam até proteções para a atmosfera", disse.

Um dos pontos que chamaram a atenção de Alves foi o fato de a Cetesb encontrar resquícios de solvente derivado de borracha. "Esse é o típico produto utilizado para batizar gasolina. É estranho terem encontrado esse solvente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;