Setecidades Titulo
Mudança paisagística em Santo André causa polêmica
Deh Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/03/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Anunciada como medida para estabelecer um equilíbrio ambiental, o novo paisagismo para a cidade de Santo André, colocado em prática pela Prefeitura desde fevereiro, recebe críticas de paisagistas justamente por ir na contramão do que prega. Especialistas da área dizem que as mudanças podem levar à redução da biodiversidade.

As alterações vão privilegiar vegetação mais baixa, com predomínio de plantas como dracenas e agaves, e recuperação de gramados em parques e demais áreas verdes. A administração alega que as mudanças propiciarão a formação de corredores ecológicos com vegetação nativa e resgate da fauna local.

As intervenções começaram nas avenidas Prestes Maia - na altura da Fundação Santo André - e Giovanni Batista Pirelli. No fim de fevereiro, começaram os trabalhos para modificar também a área verde no Paço Municipal.

Outro argumento da Prefeitura para as mudanças refere-se à segurança, pois a manutenção de vegetação mais rasteira daria maior visibilidade a motoristas que trafegam próximos aos canteiros centrais.

Para a administração, a vegetação mais baixa também beneficiaria o pedestre, na medida em que amplia o espaço de circulação. Por isso, os chamados morrotes (pequenos morros no terreno) deram lugar a área plana forrada de grama.

A Prefeitura informa que as intervenções para a implantação do chamado ‘novo paisagismo' não traz custos adicionais aos cofres públicos, apenas a manutenção cotidiana, feita por funcionários do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes) e de empreiteira contratada durante a gestão anterior.

Os trabalhos para colocar a nova vegetação não implicam retirada de árvores, segundo a administração municipal, que aponta que o projeto está atrelado ao Plano Diretor da cidade e segue o projeto original desenvolvido para o município pelo renomado arquiteto e paisagista Burle Marx.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;