A diferença de preços entre as plataformas analógica e digital cai rapidamente. Segundo o site de pesquisas de preços Buscapé, o preço médio da câmera digital caiu 47% em 20 meses. Em setembro de 2002, estava em R$ 3.160, passando a R$ 1.674 em abril deste ano. Para alguns modelos, a queda foi maior. Em um ano, o preço da Samsung Digimax 201 passou de R$ 1.340 para R$ 690. Também de acordo com o Buscapé, a Olympus Camedia D390 custava R$ 1.380 em maio de 2003 e hoje custa R$ 752.
As câmeras digitais mudaram o comportamento do consumidor e significaram um desafio para as empresas tradicionais de fotografia. Empresas como Kodak e Fuji precisaram se reinventar. “Em média, com a câmera digital, o consumidor registra o dobro de imagens”, disse Julie, da Kodak. Essa é a boa notícia. A má, para a indústria, é que o fotógrafo digital imprime menos fotos. As imagens passam a ser compartilhadas via e-mail e álbuns na Internet.
Mudanças são mais lentas nos países em desenvolvimento devido à má distribuição de renda. Aqui, o maior desafio da indústria é ampliar o mercado fotográfico e incluir 51% das residências “sem câmera”. Há cerca de 23 milhões de câmeras tradicionais e 500 mil digitais funcionando no país.
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