Setecidades Titulo
Prefeito de Mauá quer criar outra autarquia
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
15/12/2001 | 18:14
Compartilhar notícia


Mauá pode ter mais uma autarquia a partir do próximo ano. O prefeito Oswaldo Dias (PT) declarou ao Diário que existe grande possibilidade de a administração criar a empresa pública, ainda sem nome definido, cujo objetivo será o de qualificar profissionalmente a população. Se a vontade do prefeito Oswaldo Dias (PT) se concretizar, a administração passará a contar com o apoio de três autarquias em 2002.

A nova autarquia aproveitará a estrutura das Cajus (Casa da Juventude), que será desvinculada da Secretaria de Criança, Família e Bem-Estar Social, para intensificar a questão da requalificação pessoal no município. “Temos projeto de criar a Universidade do Trabalho e a Caju será fundamental nesta questão”, disse Dias.

A pasta de Bem-Estar Social, porém, não será desativada, afirmou o prefeito. “O que pode acontecer é revermos os trabalhos que hoje são realizados pela Pasta a fim de adequá-los. Precisamos fazer um novo planejamento e separar o que é social do que é de cultura e de qualificação profissional. O objetivo é expandir os serviços sem expandir as despesas. Existe a intenção de alterar o nome da secretaria também. Um nome que me agrada muito é Secretaria de Assistência Social.”

O prefeito afirmou que a iniciativa partiu da necessidade de formação no comércio e na prestação de serviço. “O cidadão precisa estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Caso contrário, não terá condições de competir”, disse Dias, que ressaltou a importância da parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a exemplo do que acontece na Incubadora de Empresas da cidade, na implantação da autarquia.

Outra idéia do prefeito é fazer com que a nova autarquia funcione no Educandário. Para que isso seja possível, será necessário encontrar um novo espaço para a Secretaria de Educação. Dias afirmou que não há um nome para assumir a superintendência, mas adiantou que o secretário de Governo e secretário interino da pasta de Criança, Família e Bem-estar Social, José Luiz Cassimiro, será o responsável por este processo de reformulação.

Dias afirmou que não será difícil implementar a nova autarquia. “Aproveitaremos a estrutura e o esboço montado anteriormente para criar a autarquia de ensino, a qual desistimos de colocar em funcionamento após o surgimento da Fama (Faculdade Mauá). Como nosso objetivo era forçar que Mauá tivesse uma faculdade e conseguimos, acabamos por desistir do projeto.”

Com relação à dotação orçamentária, o prefeito afirmou que a administração fará remanejamento de verba, ao utilizar o montante que seria aplicado em investimentos nas Caju para criar a autarquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;