Economia Titulo Aprovado
Ford anuncia acordo com funcionários em São Bernardo

Proposta de pacote de indenização foi aprovada após encerramento da produção na unidade

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
30/04/2019 | 09:41
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC
Nario Barbosa/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

A Ford divulgou nota na manhã desta terça-feira (30) em que comunica fechamento de acordo com os funcionários da fábrica de São Bernardo, cuja produção será encerrada no fim do ano.

Aprovado em assembleia realizada nesta manhã, o acordo prevê PDI (Plano de Demissão Incentivada), apoio psicológico, programa de requalificação profissional com cursos realizados em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e possível antecipação do encerramento das atividades de manufatura, a qual depende da negociação com um potencial comprador, que pode ser o Grupo Caoa.

O acordo prevê ainda compensação financeira, que será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo.

“Em um momento desafiador como este, a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC construíram, em conjunto, um resultado benéfico aos funcionários no aspecto econômico e social”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Considero esse processo negocial como exemplar e manteremos de forma contínua o diálogo aberto com todos os envolvidos”.

“Foram mais de 40 dias de luta. Durante todo esse tempo, dialogamos intensamente com a empresa, a sociedade e a matriz da Ford nos Estados Unidos”, disse Wagner Santana, o Wagnão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A montadora divulgou ainda que as conversas com potenciais compradores da fábrica de São Bernardo continuam e reafirma seu compromisso em realizar todos os esforços possíveis para obter um resultado positivo.

HISTÓRICO
Em 19 de fevereiro a Ford anunciou o fim da operação em São Bernardo. Na unidade são produzidos caminhões e o New Fiesta. Desde então iniciou-se uma série de negociações e protestos. Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos foram aos Estados Unidos negociar com a matriz da montadora, o prefeito Orlando Morando (PSDB) acionou o Ministério Público do Trabalho e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comprometeu-se a auxiliar na busca por um comprador para a fábrica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;