Setecidades Titulo
Lula e Arruda são alvo de malhação de Judas
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
04/04/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Com muito bom humor, os políticos foram os alvos escolhidos na região para a tradicional malhação de Judas, no Sábado de Aleluia. Em São Bernardo, uma festa foi armada para a destruição de um boneco do governador cassado do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido). Já em Santo André, o presidente Lula virou o Judas da vez.

Misturando Carnaval ao evento católico, moradores da Vila Vivaldi, em São Bernardo, organizaram pelo 15º ano consecutivo o Bloco do Judas. Antes da malhação, os cerca de 30 participantes desfilaram pelas ruas do bairro com um boneco caracterizado como o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. O político acabou cassado após se envolver no escândalo conhecido como o Mensalão do DEM. O ex-governador é investigado por receber dinheiro de empresas e repassá-lo a aliados políticos.

"Todo ano nos reunimos e acabamos escolhendo o tema nas conversas de bar. Resolvemos fazer esse tributo ao Arruda porque ele aprontou bastante com o povo", comentou um dos organizadores da malhação, o aposentado Dorival Piano, 61 anos.
Dois postes na esquina da Rua Fernando Prestes com a Travessa Vereador Lourenço Rondinelli, no Centro de Santo André. Este foi o ponto escolhido pelo vendedor Wanderlei Vicente Ferreira, 55, para malhar seu Judas.

A vítima deste ano foi um boneco do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que levava amarrados ao corpo cartazes com piadas a respeito chefe do Executivo nacional. O vendedor contou que este foi o 45º ano que preparou boneco para o evento. "Sempre escolho um político diferente. No ano passado foi o Palocci (Antônio, ex-ministro da Fazenda). Teve muita gente que gostou da minha escolha", disse Ferreira.

TRADIÇÃO EM EXTINÇÃO
Enquanto o boneco pegava fogo, não foram poucos os motoristas que buzinaram ou gritaram frases de incentivo ao ato. Segundo o vendedor, porém, há anos ele é o único no bairro a confeccionar e malhar o Judas. "Tem gente que acha que o boneco é alguma propaganda. Não sabem da tradição", avaliou.

Trazida pelos colonizadores portugueses no século 16, a malhação está ligada ao apóstolo Judas Iscariotes, que, segundo à Biblia, traiu Jesus Cristo em troca de dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;