Cultura & Lazer Titulo
Inaugurada praça em homenagem a Franz Kafka em Praga
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 17:02
Compartilhar notícia


O escritor Franz Kafka tem finalmente uma praça com seu nome em Praga, cidade onde nasceu em 1883.

Inaugurada hoje, fica no bairro velho da capital chega no final da rua U Radnice, onde foi construída, há um século, a casa natal do autor de ``Metamorfose'.

Nascido sob o império austro-húngaro em 1883, Kafka, escritor de língua alemana, morreu num sanatório de Kierling, perto de Viena, em 1924.

O professor Eduard Goldstuecker, especialista em Kafka, estava presente na cerimônia. Ele luta há 35 anos - antes, com os governos comunistas e agora, com os democráticos - para dar ao escritor o lugar que merece na literatura checa.

``Franz Kafka, o escritor checo mais famoso no mundo, é desconhecido em seu próprio país', lamentava ele.

``Este esquecimento deve-se à obsessao checa de afirmar uma identidade eslava da cidade, que foi até os anos 30 uma encruzilhada de culturas: eslava, alema e judaica', explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;