Setecidades Titulo COLUNA
A tradução encontra seu espaço
Ademir Medici
14/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 27 de novembro do ano passado a Câmara Municipal de São Bernardo realizou sessão solene em homenagem ao tradutor e intérprete do Brasil, a primeira solenidade do gênero já realizada. Festança. Representantes da grande maioria das entidades de classe estiveram presentes. E vídeos foram exibidos no grande telão colocado em plenário.

Vários daqueles vídeos fazem parte do programa Memória na TV desta semana, que entra no ar hoje pelo DGABC TVwww.dgabc.com.br . Oportunidade de conhecer um pouco desta fascinante carreira do tradutor e intérprete, em narrativas de importantes nomes da categoria.

Também fazem parte do programa as manifestações do vereador Pery Cartola, autor da propositura que criou a sessão solene em homenagem ao tradutor e ao intérprete, e do vereador Rui Miguel, de Vouzela. Em novembro, Miguel e Cartola eram, respectivamente, presidentes das câmaras municipais de São Bernardo e Vouzela, Portugal, terra natal do colonizador João Ramalho.

Os vídeos serão apresentados, no programa, por duas tradutoras nossas conhecidas, Damiana Rosa de Oliveira e Andreia de Jesus Cintas Vazquez. Elas são autoras do livro A Fantástica História (Ainda Não Contada) da Tradução no Brasil (Editora Transitiva, em segunda edição).

No livro, Andreia e Damiana demonstram que João Ramalho e Bartira foram os primeiros intérpretes brasileiros. E na entrevista desta semana, elas trazem novas notícias:
- Há um movimento para que Vouzela seja também cidade irmã de São Bernardo, ela que já é cidade irmã de Santo André.
- Um segundo movimento é para que a Medalha João Ramalho, honraria maior da Câmara Municipal de São Bernardo, passe a se chamar Medalha João Ramalho e Bartira.
-> Um documento de 1962, localizado por Damiana e Andrea, demonstra que antes da Medalha João Ramalho, São Bernardo outorgava uma estatueta simbolizando o casal Ramalho e Bartira.
- Um segundo livro está sendo escrito pelas duas entrevistadas, num aprofundamento da presença do tradutor e do intérprete brasileiros entre os anos 1500 e 1600.
- Andreia, que trouxe belos documentos sobre o quinhentismo brasileiro, diretamente de Portugal – conforme demonstrou reportagem especial escrita pela jornalista Miriam Gimenes, do Diário – está de novo na Europa, realizando novas pesquisas.
- Na prática, realiza-se um intercâmbio de pesquisa histórica entre Vouzela e São Bernardo. E novas luzes são lançadas sobre a fascinante história da formação do Grande ABC.

- A noite dos tradutores e intérpretes: São Bernardo faz homenagem inédita à categoria
-Entrevistadas: Damiana Rosa de Oliveira e Andreia de Jesus Cintas Vazquez
- No ar pelo DGABC TV
- Sintonizem: www.dgabc.com.br

Arte em Mauá, tarefa desta professora
 

Andreense de nascimento, a professora Cecília Camargo vive em Mauá desde menina. Aprendeu a amar a cidade, trabalhando, pesquisando, buscando informações que, sem o seu empenho, estariam perdidas: a antiga foto, o antigo anúncio, a evolução da fábrica, como Memória já teve oportunidade de mostrar.
Fotógrafa e arte-educadora, Cecília é autora do livro de postais Do Pó de Pedra à Porcelana, que tem tudo a ver com a economia histórica de Mauá.
E com tantas informações, ela ministra aulas de arte nas redes públicas municipal e estadual mauaenses.
O Museu Municipal Barão de Mauá e a Pinacoteca local têm a mão de Cecília, que prestigiou a abertura do Encontro Paulista de Literatura, aqui no Diário, promoção da Editora Matarazzo.
 

Interação com Facebook
 

‘Salomé e a cabeça de Paulo’
 

O homem se aproxima da mulher. Há contentamento em seu rosto e vontade de agradar a companheira. A voz tem o tom natural dos grandes políticos.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 14 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 14 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6988

Manchete – Tuma pressiona; Anfavea insiste em mudar preços
Havia uma queda de braços entre as montadoras de automóveis e o governo federal, representado por Romeu Tuma, delegado-geral da Polícia Federal. No centro de tudo, o Plano Verão do presidente Sarney.
Educação – Salas superlotadas, depredadas, pouca merenda escolar e quatro turnos. Esse era o quadro caótico da volta às aulas no Grande ABC.
Transportes – Greve no sistema trólebus dura 240 minutos.
Polícia – Quadrilha executa dois jovens no Jardim Sapopema, em Diadema, e é presa em seguida.

Em 14 de fevereiro de...

1919 – Anunciava-se a venda de um sítio a 20 minutos, a pé, da Estação de Ribeirão Pires: dois alqueires, todo cercado, com um alqueire de milho plantado, meio alqueire de feijão e plantações de mandioca, batatinha, batata-doce e árvores frutíferas. Exigência: não se faz negócio por carta. Informações com Agostinho Pereira de Figueiredo ou com o proprietário do sítio.
Nota – Ribeirão Pires foi o terceiro núcleo colonial da região pensado para fornecer alimentos de roça à Capital. Os dois primeiros foram São Bernardo e São Caetano.
- Do noticiário do Estadão: na Itália, os jornais não circulavam devido à greve dos tipógrafos; revolução na Romênia.
- Do noticiário do Correio Paulistano: durante a guerra, Portugal mobilizou 200 mil homens.
1969 – Primeiro de Maio, de Santo André, realiza o Carnaval Tropicalista, o Divino Maravilhoso, abrilhantado pela orquestra de Clovis Ely.
- Livraria Casa Branca cria representante em Utinga, Santo André.
 

Santos do Dia

- A Igreja comemora a festa de dois santos de nome Valentim: São Valentim e São Valentim de Terni. Os dois foram padres, viveram mais ou menos na mesma época, século III.
- Cirilo (monge)
- Metódio (bispo)

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 14 de fevereiro:

- Em Minas Gerais, Caeté
- Em Alagoas, Delmiro Gouveira
- Em Santa Catarina, Itapiranga e Ituporanga

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;