Setecidades Titulo
Operação acha arma em presídio
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
01/11/2006 | 22:22
Compartilhar notícia


Operação pente-fino realizada no CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo resultou no encontro de uma arma semi-automática e dois revólveres de brinquedo que estavam em poder dos presos. Um desses revólveres foi o responsável pelo motim realizado no domingo.

O objeto entrou no presídio escondido dentro da vagina de uma visita. Um dos detentos pegou o brinquedo e rendeu um agente penitenciário.

O pente-fino foi realizado terça-feira e se estendeu até a noite. Participaram do trabalho agentes de segurança e policiais militares. A arma verdadeira e as duas falsas foram apreendidas e levadas até o 3º DP do município, que instaurou inquérito para apurar o caso.

Após um detento pegar a arma de brinquedo, ele e um companheiro, que já tinha outra arma falsa, renderam dois agentes em um corredor do CDP.

A dupla queria ter acesso à sala de inclusão do prédio. No local, exigiram que lhes fosse entregue um sedex, em nome de outro preso identificado apenas como Fábio.

No interior da correspondência havia produtos de limpeza. Dentro de uma caixa de sabão em pó, a dupla retirou a pistola semi-automática, que estava desmontada.

Com as armas em punho, perguntaram aos funcionários como se saía do prédio, que já estava cercado pela PM. Com a fuga frustrada, os reféns fizeram reféns sete funcionários e os colocaram dentro das celas.

Levantamento feito pelo Diário, publicado terça-feira, mostra que o CDP de São Bernardo é o sexto mais lotado do Estado, de um total de 144 unidades prisionais. A capacidade é de 768 presos, mas a ocupação atual é de 1.847, ou seja, tem superlotação de 140,49%.

Na região, São Bernardo perde apenas para o CDP de Santo André, cujo índice é de 159,76%. O presídio comporta apenas 512 presos, mas abriga 1.330.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;