Cultura & Lazer Titulo
MTV quer muita música no VMB 2005
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/09/2005 | 08:51
Compartilhar notícia


Nada de piadinhas prontas, celebridades esportivas ou fórmulas manjadas. Na edição deste ano do Video Music Brasil, premiação de música que a MTV promove no próximo dia 29, a partir das 21h30, no Credicard Hall, em São Paulo, a emissora volta-se novamente para o próprio umbigo e investe naquilo que justifica sua existência: a música.

Para evidenciar essa proposta, as duplas de apresentadores só serão formadas por músicos. Os duetos selecionados pela emissora também são uma atração à parte pela combinação de opostos, exceção feita a Wanessa Camargo e Felipe Dylon, figurinhas carimbadas no universo pop que apresentarão os indicados na categoria rock.

Entre as duplas divulgadas pela emissora também aparecem Zeca Pagodinho e João Gordo (categoria escolha da audiência), Samuel Rosa e Derrick Green (MPB), Ivete Sangalo e Rogério Flausino (pop) e Seu Jorge e Badauí, vocalista do CPM 22, que entregam o prêmio de melhor videoclipe de rap. Além das categorias já conhecidas (veja as principais nesta página), três novos prêmios foram criados: melhor performance ao vivo em videoclipe, ídolo MTV e banda dos sonhos.

"Esse é o VMB mais musical dos últimos anos. Antes da apresentação de cada categoria, a idéia é trocar as piadinhas por música", explicou o diretor geral de Programação da emissora, Zico Góes, em entrevista coletiva concedida na tarde de terça-feira na sede da MTV, em São Paulo.

Também concederam entrevista o ator Selton Melo, escolhido mais uma vez como mestre de cerimônias, a diretora de Relações Artísticas, Ana Butler, o diretor do VMB, Cacá Marcondes, e a diretora de Programação Cris Lobo. Para dar um gostinho do que ocorrerá na premiação, foi apresentada aos jornalistas a banda do VMB, que improvisou harmonias de samba-rock e tocou trechos de canções de artistas indicados.

A festa terá ainda nove shows: O Rappa, Cachorro Grande, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Pitty, Los Hermanos, Titãs, Nando Reis e Os Infernais e Dado Villa-Lobos (este último em parceria com Dinho Ouro-Preto e os Paralamas).

Prêmios – Escaldado com a saia justa que teve de enfrentar em 2004, quando Caetano Veloso, acompanhado pelo ex-Talking Heads David Byrne, ameaçou (com razão) sair do palco por conta de uma insistente microfonia, Selton não conteve o entusiasmo. "Eu estou felizão. Estou igualando a marca da Fernanda Lima e do Pedro Cardoso, que apresentaram o VMB duas vezes. Eles ainda nem concorreram a prêmios", afirmou Selton, que dirigiu o clipe do Ira!, Flerte Fatal.

O grupo de Nasi e Edgard Scandurra foi o que recebeu o maior número de indicações no VMB 2005, seis ao todo. Com o clipe Flerte Fatal, a banda de Nasi e Edgard Scandurra concorre nas categorias direção, fotografia, rock e direção de arte. Nas categorias melhor performance ao vivo em videoclipe e escolha da audiência, disputa o prêmio com o clipe de Eu Quero Sempre Mais, que conta com a participação da cantora Pitty.

Principais categorias

Melhor Videoclipe Pop
Anormal (Pato Fu)
Palavras Repetidas (Gabriel o Pensador)
O Mundo É Bão Sebastião (Nando Reis e Os Infernais)
Kriptonita (Ludov)
Nada Vai me Sufocar (Sandy e Júnior)

Melhor Videoclipe de Rock
Anacrônico (Pitty)
Champagne e Água Benta (Charlie Brown Jr)
Flerte Fatal (Ira!)
Irreversível (CPM 22)
Você Não Sabe o que Perdeu (Cachorro Grande)

Melhor Videoclipe de MPB
Mandingueira (Bid e Elza Soares)
A Maldição do Samba (Marcelo D2)
O Vento (Los Hermanos)
Saiba (Arnaldo Antunes)
Tenho (Sidney Magal)

Videoclipe do Ano (Escolha da Audiência)
Champagne e Água Benta (Charlie Brown Jr)
Semana que Vem (Pitty)
Um Minuto para o Fim do Mundo (CPM 22)
Eu Quero Sempre Mais (Ira! e Pitty)
Nada Vai me Sufocar (Sandy e Júnior)
Carolina (KLB)
A Poesia e Eu (Catedral)
Metade de Mim (Wanessa Camargo)
Só Mais uma Vez (B5)
Tênis Roque (Detonautas Roque Clube)
Queda Livre (Dead Fish)
Mar de Gente (O Rappa)
Além do Horizonte (Jota Quest)
Renata (Tihuana)
Respirar Você (Capital Inicial)
1967 (Marcelo D2)
Banho e Tosa (Dogão)
Perto de Deus (Cidade Negra)
Vou Duvidar (Titãs)
Kriptonita (Ludov)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;