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Preços elevados impedem disseminaçao de computadores
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 17:59
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Computadores caros demais, em parte por causa dos softwares acima da necessidade básica dos usuários sao uma das principais causas que impedem a disseminaçao de computadores nas escolas, em especial em países em desenvolvimento como o Brasil, na visao de Nicholas Negroponte, criador e diretor do Media Lab (Laboratório de Meios) do MIT (Massachusetts Institute of Technology). "Se eu fosse diretor de uma escola no Brasil que tem dinheiro para comprar computadores, iria direto aos fabricantes, explicaria meu problema e mostraria o dinheiro. Estou certo de que eles, em pouco tempo, fabricariam máquinas mais baratas e adequadas à realidade, economizando dinheiro e tempo da escola", disse ele em palestra dada hoje, em Sao Paulo, a autoridades, educadores e outros convidados especiais da Fundaçao BankBoston. A primeira-dama Ruth Cardoso era uma das pessoas presentes.

Negroponte diz que a "digitalizaçao da sociedade" tende a crescer muito no Brasil, nos próximos 12, 18 meses, por causa da expansao da Internet em nossa cultura, sempre aberta às novidades. Por causa disso, ele acredita que o Brasil poderá ter em breve, mais computadores em escolas do que países mais conservadores e fechados, como a França e mesmo o Japao. E esta velocidade de avanços nao deve amedrontar professores ou pais, "pois hoje se aprende fazendo, bem diferente daquele modelo de um professor falando a muitos alunos, com pouca interaçao entre eles".

Uma das pessoas da platéia lembrou que "a Internet traz muitas coisas boas, mas inegavelmente traz também o mundo adulto para as crianças, numa polivalência de apresentaçoes que confunde a todos". E, entao, perguntou o que fazer por exemplo contra a disseminaçao da pornografia na rede. Nicholas Negroponte, otimista, respondeu que "a própria Internet deve criar, com o tempo, um mecanismo de purificaçao". Ou seja, será algo auto-regulado, nao alguma coisa que virá de governos ou através de leis. "Já existem experiências em que os visitantes de alguns sites dao notas, recomendando ou nao sua utilizaçao por outros, criando um 'rating' entre os diversos conteúdos da rede. Este pode ser o caminho para a filtragem de qualidade na rede no futuro".




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