Setecidades Titulo
Corredor Diadema-Brooklin tem projeto alterado e fica só para 2007
Rogério Gatti
Do Diário do Grande ABC
09/11/2006 | 22:10
Compartilhar notícia


A inauguração do novo trecho do corredor de ônibus Diadema-Brooklin, que estava prevista para outubro, foi adiada para o primeiro trimestre de 2007. O Metrô, responsável pela obra. informou que atraso aconteceu devido a mudanças no projeto.

As principais alterações no projeto original envolvem o número de pistas para veículos de passeio, que eram duas e passarão a ser três. “Vamos estreitar o canteiro central, assim não haverá desapropriação. A distância entre as calçadas continuará a mesma”, explica Luís Carlos Pereira Grillo, gerente de construção do Metrô.

Segundo ele, o projeto original era antigo estava defasado. “Optamos por implantar novas tecnologias de operação”, diz.

Toda iluminação pública dos canteiros será refeita. “O pavimento será de cimento, que é muito mais resistente do que o asfalto, e terá 21cm de espessura”. explicou..

Outra novidade fica por conta dos painéis nos pontos de ônibus, que informarão o tempo que o passageiro terá que esperar pela condução. Segundo o gerente, o objetivo é fazer uma obra que precise de pouca manutenção.

Segundo Grillo, o custo total da obra para implantar o novo sistema será de R$ 90 milhões. No projeto inicial, a previsão era de um gasto de R$ 70 milhões.

Melhorias – Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), hoje circulam no trecho de 11,8 quilômetros do corredor Diadema-Brooklin duas linhas intermunicipais que operam apenas com microônibus. Elas são responsáveis por levar passageiros até a estação Berrini ou ao Shopping Morumbi.

Com a inauguração do novo trecho, os microônibus seriam substituídos por ônibus com maior capacidade de passageiros e uma nova linha intermunicipal até o terminal Santo Amaro seria criada. O principal objetivo, segundo a EMTU, é fazer com que o passageiro chegue ao terminal Berrini mais rápido.

A expectativa da empresa é de que só na linha Diadema-Brooklin sejam transportados, em média, 15,2 mil passageiros por dia e trafeguem pelo local 119 ônibus por hora, incluindo a frota de São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;