Setecidades Titulo
Mortes caem 44,96% em S.Bernardo
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
03/11/2006 | 21:50
Compartilhar notícia


São Bernardo teve redução de 44,96% de homicídios nos primeiros nove meses do ano em comparação com mesmo período de 2005, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública. Foi o melhor índice registrado na região, superando as demais cidades. De 129 assassinatos cometidos entre janeiro a setembro do ano passado, o número de caiu para 71 este ano.

O percentual é melhor que a média geral do Grande ABC (-21,91%), Estado (-14,98%), Capital (-18,98%) e interior (-13,03%). De acordo com o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos, um dos principais fatores que contribuíram para esse quadro foi a prisão ou morte de traficantes no período, muitos deles ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

“Conseguimos desmantelar a estrutura de boa parte dessas quadrilhas. Conseqüentemente, a disputa pelo ponto de tráfico diminuiu e as mortes relacionadas também”, afirmou o delegado, que também destacou o trabalho em conjunto com a Polícia Militar e uma maior aplicação no trabalho cotidiano policial após as três ondas de ataques da facção ocorridas este ano em maio, julho e agosto.

O comandante da PM no Grande ABC, coronel Renato Aldarvis, considera que a redução dos índices não só em São Bernardo como na maioria dos municípios da região ocorreu também em razão de maior presença ostensiva da polícia em diversos locais das cidades.

“Houve uma descentralização das operações para as áreas onde ocorrem mais crimes contra a vida, por meio de um programa que implantamos chamado Planop (Planejamento Operacional). A presença policial inibe assassinatos”, destacou o coronel, entre outras ações.

O lado negativo mostrado nos últimos índices foi a consolidação da tendência de Mauá em apresentar aumento de homicídios e ultrapassar Diadema no número de casos. Mauá teve 68 casos e Diadema, 60. Em números brutos, Mauá quase atingiu os 71 casos ocorridos no período em São Bernardo com uma população quase duas vezes menor. Mauá foi a única cidade da região a apresentar aumento em todos os delitos.

De modo geral, entretanto, a região apresentou queda em praticamente todos os índices criminais divulgados pelo governo. No Grande ABC, os roubos diminuíram 9,39% e os furtos 6,48%. Um dos crimes que mais costumavam incomodar a população, roubos e furtos de veículos, tiveram redução total de 12,18%.

Nesse tipo de delito, São Bernardo também foi o melhor colocado entre as sete cidades, excetuando-se Rio Grande da Serra, que possui pouco número de casos. São Bernardo registrou queda de 19,45%, superando São Caetano (-15,81%) e Santo André (-12,73%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;