Setecidades Titulo Santo André
Escola estimula a reutilização de objetos

Estudantes elaboraram, ontem, produções literárias para a 12ª edição do Desafio de Redação

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
03/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Sustentabilidade é um dos princípios do Instituto de Ensino Portinari, no Parque das Nações, em Santo André. Exemplo é que as dependências da unidade estão repletas por artesanato. Tudo feito a partir do lixo. O tema, inclusive, mobilizou a comunidade escolar a promover feira para apresentação de ideias e trabalhos diversos. Estimulados pela série de ações, os estudantes elaboraram, ontem, as produções literárias para a 12ª edição do Desafio de Redação, que termina hoje.

Segundo a diretora Patrícia Maximiano Martins, que trabalha na escola há 34 anos, a proteção ambiental é importante para conscientizar os alunos e é trabalhada de forma intensa em sala de aula. “Começamos a dar o conteúdo e percebemos que eles estavam empenhados em fazer o bem. Montamos a feira, e o resultado foi maravilhoso”, contou. Os trabalhos dos alunos foram expostos em evento no sábado, e permaneceram nos corredores e páteos para colorir a escola. Pneus reformados e pintados pelos próprios alunos deram vida a vasos de plantas e bancos. Rolos de papel higiênico e CDs formaram um quadro temático e até um sapato, que seria jogado no lixo, virou suporte para flores.

A aluna do 8° ano do Ensino Fundamental, Maria Cecília Dallal, 13 anos, foi uma das responsáveis por transformar pneus em arte. “Foi fácil, e achei que ficou muito lindo. Vou fazer em casa também. Deixa o ambiente colorido”, contou animada. Aproveitando a experiência, ela escreveu sobre reutilização de materiais para decoração. “Temos muito lixo, e parte dele pode ser utilizado para outras coisas. Não precisa ser descartada.” Já o amigo de turma, Gabriel Silveira Gonçalves, 13, escreveu sobre consumo excessivo de papel. “Atitudes simples, como usar os dois lados do papel, fazem toda a diferença”, falou.

A produção de textos do Desafio de Redação termina hoje. Alunos de 15 unidades de ensino de quatro cidades – Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires – farão as provas sobre o tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo.

Nesta edição, foram mais de 300 escolas participantes. O concurso literário do Diário é correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;