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Estudantes criam iogurte especial para a 3ª idade
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
15/03/2003 | 16:50
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Um iogurte com fórmula exclusiva desenvolvida para a terceira idade. Essa foi a criação, sem similar no mercado, de dois grupos de ex-universitários dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Administração, respectivamente, do Instituto Mauá de Tecnologia, campus São Caetano, e da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de São Paulo. O produto está em fase final de aprovação no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Desenvolvido nos sabores natural, morango e mel, o iogurte, segundo seus criadores, contém fontes para prevenir, retardar ou contralar doenças comuns na terceira idade. “Cada componente adicionado serve para a prevenção de uma doença”, afirmou o engenheiro Rodrigo Montesanti, 25 anos, que, ao lado de Marina de Moraes Moreno, 24, desenvolveu o produto como trabalho de graduação do curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade Mauá.

Entre os ingredientes, o cálcio (58%) é indicado na prevenção da osteoporose; o ômega-3, na de doenças cardiovasculares; e as fibras solúveis (3,15 por 100 gramas) para combater a prisão de ventre. O iogurte vem com vitaminas B6, A e D, e bactérias probióticas (que trazem algum benefício à saúde), e é livre de açúcar e gordura. “O doente de diabetes pode consumir o produto sem medo”, disse Montesanti, que já atua na área.

Marina disse que o mais difícil foi estabilizar os ingredientes e manter o sabor. “O desafio foi grande, mas deu certo. Não há no mercado nada igual”, afirmou a engenheira que, desde janeiro, trabalha na Sadia em Uberlândia, Minas Gerais. Entre pesquisa, desenvolvimento e conclusão foram oito meses.

Marketing – O sucesso do iogurte para a terceira cidade aconteceu graças a um grupo de quatro ex-universitários de Administração da FGV. “O trabalho de graduação exigia que criássemos um produto novo no mercado para apresentarmos em uma feira da faculdade. Foi aí que pensamos em uma fatia da sociedade não atingida, a terceira idade”, contou Rafael Littieri, 22 anos. O iogurte veio após uma longa pesquisa de mercado. “Buscamos ajuda técnica com o pessoal da Mauá e a parceria deu certo. Hoje somos sócios na patente”, afirmou.

Os demais componentes do grupo são: Ricardo Camhaji, 22 anos, Dante Palazzo, 23, e Lucas Pereira, 24. O nome do produto, escolhido pelos ex-alunos da FGV, foi Nutra Life.




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