Cultura & Lazer Titulo De Graça
Exposição retrata obras de Niemeyer

De modo interativo e sensorial, o trabalho do arquiteto é homenageado em São Paulo

Daniela Pegoraro
30/07/2018 | 07:01
Compartilhar notícia


Em homenagem a um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos, a exposição Niemeyer Sensorial ganha espaço no Pátio Higienópolis, em São Paulo. Com objetivo de provocar imersão do visitante ao universo de Oscar Niemeyer, a mostra conta com seis estações temáticas: Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa, Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência. O circuito inteiro dura, em média, 30 minutos. Ocupando uma área de, aproximadamente, 250 metros quadrados, a mostra apresenta os traços e curvas presentes em sua obra por meio de recursos cenográficos, sonoros e visuais. Seus desenhos, gravuras, esculturas e livros também estarão expostos.

Para os admiradores do arquiteto, será possível mergulhar a fundo em projetos que foram desenhados, mas nunca executados. Fazem parte da lista a transformação de suas obras em esculturas de alto relevo para que o visitante tenha experiência sensorial, voo virtual a bordo de um drone que atravessa os dez projetos arquitetônicos de Niemeyer no Rio de Janeiro e Niterói, cinco réplicas ampliadas de seus croquis, tendo como imagem central a gravura da mão com a flor e, ainda, um grande cenário com textos e fotos sobre a vida e obra da arquiteto. Pontos fotográficos também estarão dispostos pelo shopping.

Niemeyer morreu em 2012, deixando grande legado pelo País. Em 104 anos de vida, seu portfólio, carrega obras importantes como o Conjunto Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina, Conjunto Arquitetônico de Brasília, o prédio das Nações Unidas, em Nova York e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris.

A exposição é interativa, gratuita e pode ser visitada diariamente, das 10h às 22h no piso Veiga Filho do Pátio Higienópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;