Setecidades Titulo Manifestações
Mesmo após acordo, caminhoneiros e perueiros protestam no Grande ABC

Em Sto.André, 100 vans escolares se concentraram ao lado de estádio e percorrem principais vias da cidade

Do Diário OnLine
25/05/2018 | 08:35
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizada em 18h11

Caminhoneiros e perueiros do Grande ABC dão continuidade às manifestações contra a disparada do valor do diesel desde a manhã desta sexta-feira (25). Os protestos acontecem mesmo após acordo firmado ontem entre caminhoneiros e governo, que determinou a suspensão da greve da categoria por 15 dias, quando nova reunião entre as partes será realizada.

Em Santo André, 144 vans escolares se concentraram ao lado do Estádio Bruno José Daniel. Por volta das 8h30, eles saíram em carreata e percorreram ruas importantes da cidade, como a Rua Giovanni Battista Pirelli, Avenida Perimetral e Avenida dos Estados até as 12h20.

O movimento foi organizado pelos próprios motoristas, sem interferência do Sitem (Sindicato dos Transportadores Escolares de Santo André). Lucas Andrade da Silva, um dos líderes da manifestação, explicou que o ato estava marcado inicialmente para o dia 30, porém devido às circunstâncias, decidiram antecipá-lo. “Muitos profissionais só teriam combustível até hoje, outros até segunda-feira. Resolvemos protestar antes que ficássemos sem diesel, para mostrar que somos a favor dessa luta tanto quanto os caminhoneiros”, disse o transportador, que ressaltou que o protesto foi bem recebido pela população por onde passou. 

Ainda segundo Silva, o aumento do diesel tem de ser repassado aos pais dos alunos transportados, o que gera “efeito dominó”. “A situação dos pais também está difícil e eles têm reclamado demais. Está complicado manter os nossos custos. Estamos pagando para trabalhar." 

O SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) também registra problemas. Na Anchieta, o tráfego está congestionado no planalto, sentido Litoral, do km 21 ao km 24, e Capital, do km 24 ao km 23, desde o início do dia. O ato ocorre tanto na pista central quanto na pista marginal. A passagem de veículos de passeio e ônibus está liberado somente pela faixa da esquerda. A Polícia Rodoviária confirmou que, mais cedo, cerca de 100 vans escolares chegaram a ocupar a via.
 
Na Imigrantes, o tráfego é lento também no planalto nos dois sentidos, do km 21 ao km 24. O tráfego de veículos de passeio e ônibus está liberado pela faixa da esquerda.
 
No Rodonel Mário Covas, os manifestantes seguem interditando a via no km 73 em ambos os sentidos - pistas interna e externa - bloqueando a faixa da direita e o acostamento. (Com informações de André Henriques)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;