Esportes Titulo
Mineiro vai às semifinais do Banana Bowl
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 15:11
Compartilhar notícia


Um mineirinho de estilo diferente: falante e que espera fazer muito barulho na sua carrreira, Bruno Soares, 18 anos, garantiu a presença do Brasil nas semifinais do Banana Bowl - Troféu Telesp Celular -, um dos sete mais importantes torneios juvenis do planeta, que vai até domingo nas quadras do Clube Pinheiros, em Sao Paulo.

Na rodada desta sexta-feira, Soares derrotou o francês Benjamin Balleret por 7/6 (5) e 6/4 e neste sábado enfrenta o sueco Joachim Johansson, talvez o juvenil de saque mais veloz do mundo. A outra semifinal terá o número 1 do ranking da modalidade, o norte-americano Andy Roddick diante do búlgaro Todor Enev.

Esta classificaçao para as semifinais do Banana Bowl confirma a boa temporada de Bruno Soares no circuito juvenil. Este ano participou de quatro importantes competiçoes. Esteve nas semifinais dos torneios de Chile e Paraguai, nas quartas-de-final da Argentina e foi campeao no Uruguai. Estes resultados fizeram o brasileiro dar um grande pulo no ranking da Federaçao Internacional de Tênis (ITF). Quando começou a temporada ocupava a posiçao de número 125 e esta semana, no Banana, aparece como 21º.

"Estou empenhado em aproveitar bem este primeiro semestre no juvenil e conseguir uma vaga na equipe da ITF", disse Soares. "No segundo semestre já penso em dar prioridade aos torneios profissionais." O plano de Soares está bem elaborado. Se for convocado para a equipe da ITF, ganhará apoio da federaçao internacional para participar de oito torneios na Europa com despesas pagas e boa estrutura técnica. Assim, representaria o Brasil em competiçoes importantes da modalidade como as chaves de juniores de Roland Garros e Wimbledon, duas das maiores vitrines do tênis juvenil mundial.

Antes de sonhar com um futuro brilhante, Bruno Soares terá um verdadeiro desafio neste sábado pelas semifinais do Banana Bowl. Seu adversário, Joachim Johansson é conhecido pela força de seu saque. Dizem que na disputa do torneio juvenil do Aberto da Austrália deste ano - em que alcançou as semifinais - chegou a alcançar a velocidade de 214 km/h. Com isso, só perderia em força para o australiano Mark Philippoussis.

"Defender um saque do Johansson é como um goleiro da hora do pênalti", compara Soares. "A gente tem de escolher um lado e se der sorte pode conseguir uma boa devoluçao." Apesar desta poderosa arma do sueco, Soares já chegou a vencer Johannson neste circuito juvenil sul americano. No torneio do Paraguai vencia o primeiro set por 5 a 3, quando o adversário teve de deixar a quadra com dores nas costas.

Scottsdale - O ATP de Scottsdale, Estados Unidos, revelou uma curiosa coincidência. Poucos torneios do mundo tiveram a eliminaçao de Andre Agassi e Pete Sampras numa mesma rodada, ambos caindo no segundo jogo. Agassi perdeu a invencibilidade do ano ao perder para o espanhol Francisco Clavet por 6/2 e 6/1 em apenas 49 minutos e Sampras nem sequer chegou a entrar na quadra. Com uma contratura muscular na regiao lombar, que sentiu na vitória sobre Greg Rusesdki, o norte-americano nao se sentiu em condiçoes de enfrentar o espanhol Alex Corretja.

Sampras garantiu que esta contusao nao tem relaçao com a hérnia de disco. Nos outros resultados de Scottsdale, Juan Ferrero - apontado hoje como o melhor tenista da Espanha - ganhou de Carlos Moya por 6/1 e 7/6 (5); Lleyton Hewitt de Chris Woodruff por 3/6, 6/2 e 6/3; Marcelo Rios de Alberto Martin por 7/6 (7) e 7/6 (3); Tim Henman de Byron Black por 6/1 e 6/4; Nicolas Lapentti de Wayne Ferreira por 7/6 (4), 2/6 e 7/5; e Albert Costa de Andrei Pavel por 6/2 e 6/4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;