Cultura & Lazer Titulo
Deficientes mostram eficiência na Web
Heloísa Cestari
Do Diário OnLine
31/07/2000 | 18:53
Compartilhar notícia


Se para a maioria das pessoas a Internet é apenas mais uma forma de comunicaçao, para os portadores de deficiência ela pode ser o principal meio de manter contato com a sociedade, livre de limitaçoes e preconceitos. Com o objetivo de atender aos interesses e necessidades destas pessoas, o site Deficiente Eficiente traz dicas de saúde, cultura, comportamento e até oportunidades de emprego.

Segundo a OMS (Organizaçao Mundial de Saúde), a populaçao 'especial' chega a 16 milhoes no Brasil. Só no ABC, cerca de 50 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência física e somente 5% estao empregadas. Embora a legislaçao brasileira exija que toda empresa possua deficientes no quadro de funcionários, nem todas cumprem a lei. Por isso, o site disponibiliza uma lista com as empresas que admitem deficientes, além de oportunidades de emprego e cursos de treinamento que facilitam a introduçao do deficiente no mercado de trabalho.

Outro serviço disponível na página é o da seçao 'Locais de Acesso', que indica shoppings, cinemas, teatros, hotéis e órgaos públicos facilitam a livre locomoçao do deficiente.

O site também disponibiliza um mural, em que as pessoas podem enviar mensagens, pedidos de doaçoes, sugestoes ou até anúncios de troca, compra e venda de equipamentos e acessórios para pessoas com deficiência.

Na seçao 'Saúde', o internauta encontra uma série de dicas de nutriçao, vacinaçao e saúde em geral, bem como os tipos de tratamento que sao cobertos gratuitamente pelo SUS (Sistema Unico de Saúde).

A página também fornece várias dicas de cultura e matérias de comportamento, relacionadas ao dia-a-dia do deficiente. Além disso, os mais solitários ainda podem enviar fotos e mensagens para serem publicadas na seçao 'Fotos e Depoimentos', permitindo que internautas entrem em contato via e-mail.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;