Setecidades Titulo
Diadema adere ao desarmamento
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
31/07/2004 | 18:48
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema vai formalizar segunda-feira convênio com a Polícia Federal e a ONG (Organização Não-Governamental) Instituto Sou da Paz para a campanha nacional de desarmamento. Com isso, a cidade será a primeira da região a ter postos para entrega voluntária de armas. Desde o dia 16 de julho – data da publicação do Estatuto do Desarmamento pelo governo federal –, foram entregues mais de 7 mil armas em todo o país. No Estado de São Paulo, foram apreendidas cerca de 3 mil armas, de acordo com o último balanço da Polícia Federal, sendo 2,4 mil apenas na capital.

Em Diadema, os postos serão instalados nos quatro distritos policiais e na sede da Guarda Civil Municipal. O atendimento será feito da próxima sexta-feira até o dia 29, diariamente, das 8h às 17h. A cidade terá também coleta itinerante nas igrejas, que recolherão as armas de sexta-feira a domingo. Cada semana o recolhimento será em uma igreja diferente.

Recompensa – Aqueles que entregarem armas receberão um valor que varia entre R$ 100 a R$ 300, pago pela Polícia Federal. A quantia é avaliada de acordo com o porte da arma.

O convênio em Diadema será assinado às 10h de domingo na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a secretária da Defesa Social de Diadema, Regina Miki, e representantes do Instituto Sou da Paz e da Polícia Federal confirmaram presença na cerimônia de lançamento.

“Já tínhamos a idéia de iniciar o desarmamento em Diadema há um certo tempo. Agora conseguimos a parceria do Sou da Paz para poder recolher as armas para depois destruí-las”, disse a secretária.

Denis Mizne, diretor da ONG, acredita que a união entre polícia, município e entidades não-governamentais irá envolver toda a sociedade no combate ao porte de armas de fogo.

“Queremos que com a campanha todos se conscientizem sobre a importância de tirar armas de nosso meio. A sociedade não estará segura enquanto as pessoas guardarem armas como meio de proteção. Essa é uma falsa ilusão.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;