Cultura & Lazer Titulo
1,5 mil se inscrevem para posar sem roupa
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
26/04/2002 | 18:52
Compartilhar notícia


Até as 16h30 desta sexta, mais de 1,5 mil pessoas se inscreveram para ficar nuas e posar para o ensaio fotográfico do norte-americano Spencer Tunick, às 5h30 deste sábado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A atividade é um dos mais aguardados momentos da 25ª Bienal Internacional de São Paulo, evento em cartaz no próprio parque.

Há oito meses Tunick fotografa grandes grupos de homens e mulheres nus em locais públicos. Já percorreu 30 países realizando a série batizada como Nude Adrift (nudez à deriva), que será finalizada com a performance coletiva na capital paulista. Alguns críticos dizem que tudo não passa de sensacionalismo.

O maior contingente arrebanhado por Tunick foi em Melbourne, na Austrália, onde ele contou com 4,5 mil pelados. A mais recente performance do fotógrafo aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, no dia 6 deste mês.

As pessoas que ficarão peladas neste sábado no parque paulistano se inscreveram por e-mail. Elas assinaram um termo de compromisso cedendo uso da imagem e, depois, receberão em casa uma foto do evento.

A performance deve começar pontualmente às 5h30 e durar 30 minutos. Durante esse período, o Parque do Ibirapuera ainda não terá aberto seus portões aos visitantes.

Para o recente ensaio realizado por Tunick na Argentina foram inscritas 700 pessoas, mas no final das contas 450 participaram. Com base nisso, a expectativa para a “versão brasileira” é de pelo menos mil participantes de fato.

Na Bienal de São Paulo, fotografias da série Nude Adrift estão em exposição. O evento, considerado um dos mais importantes de artes visuais do mundo, fica em cartaz até 2 de junho, com ingressos a R$ 12.

Como parte da Bienal, a italiana (radicada nos Estados Unidos) Vanessa Beecroft também deixou gente sem roupa em São Paulo. No mês passado, ela realizou um ensaio dentro do pavilhão da Bienal só para convidados. Na ocasião foram só mulheres nuas, 50 no total, e contratadas. A artista tem sala especial na Bienal na qual figuram outras imagens desta série.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;