Setecidades Titulo SOS bairros
População dos bairros Jd.Calux e Planalto cobra iluminação

Passarela do km 20 da Anchieta está às escuras, o que torna moradores alvos de criminosos

Bianca Barbosa
14/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 “Fomos assaltados por quatro semanas seguidas no último mês”, reclama a proprietária de estabelecimento comercial no bairro Planalto, em São Bernardo, Márcia Leunie, 44 anos. O aumento da criminalidade local nos últimos meses, conforme a comunidade, tem relação direta com a falta de iluminação pública em pontos diversos, como é o caso de passarela no km 20 da Via Anchieta, na divisa com o Jardim Calux.

O auxiliar de almoxarifado Everaldo Vieira, 50, diz que postes de iluminação da passarela foram removidos há dois meses. “Foram arrancados por causa das obras (para construção de pista marginal na rodovia), mas não colocaram nada provisório”, ressalta. Apesar da sensação de insegurança, moradores destacam que a única opção é a passarela, tendo em vista que o outro ponto de travessia da Anchieta fica no km 18.

O repositor Flávio Barbosa, 24, é um dos que, mesmo sentindo-se inseguro, são obrigado a usar a passarela do km 20 diariamente. Para piorar, ele revela que aguarda, em média, 20 minutos pelo ônibus, após o trabalho, no escuro. “Os postes ficam no meio da passarela, então não ilumina muita coisa”, critica.

Quem compartilha do mesmo receio é a estudante de Direito Camila Ferreira, 20. Sem opção, ela pede ao pai para acompanhá-la todos os dias no trajeto de ida e volta até o ponto de ônibus. “Tenho medo de ser assaltada ou de acontecer algo pior. Na volta da faculdade, ligo para ele me esperar”, relata. 

Para o feitor de usinagem aposentado Mauro Contreras Martins, 69, conhecido no bairro onde mora há 30 anos por Capitão, a insegurança se tornou o principal transtorno dos moradores. “É tanto roubo que nem a polícia consegue dar conta”, diz.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que “nos próximos dias o secretário de Segurança Urbana deverá se reunir com os comandos das polícias Civil e Militar para propor ações para reduzir os assaltos no local indicado” e prometeu reforçar as rondas na área.

A mesma medida também será executada pela Polícia Militar, conforme a Secretaria de Segurança Pública, pelo 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar). “A Polícia Civil realiza periodicamente operações no bairro visando o combate aos crimes. Em 2017, as ações possibilitaram a prisão de 1.159 pessoas, além da recuperação de 304 veículos e a apreensão de 68 armas de fogo na região”, completa.

Já em relação à iluminação pública no trecho entre o km 18 e km 23 da Via Anchieta, a Ecovias, concessionária responsável pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), destacou que se trata de responsabilidade da AES Eletropaulo. Sobre os postes de luz da passarela do km 20, foi informado que serão reinstalados ao fim da obra, no entanto, “para atender a população local, a passarela será iluminada de modo provisório até o retorno da iluminação definitiva”.

Questionada, a AES Eletropaulo não retornou até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;