Cultura & Lazer Titulo
O Rappa quebra jejum e lança novo CD
Everaldo Fioravante
Enviado ao Rio
19/11/2003 | 20:36
Compartilhar notícia


A Warner aposta alto no disco O Silêncio Q Precede o Esporro, o novo trabalho da banda O Rappa. A major crê tanto no sucesso do álbum que até preparou um esquema inusitado de divulgação à imprensa, bem diferente das conhecidas coletivas concedidas geralmente em salas de hotéis ou das próprias gravadoras, em temperatura regulada por ar-condicionado.

A apresentação do disco ocorreu nesta terça na periferia do Rio, a cidade de O Rappa, em um calor de pôr qualquer um da Grande São Paulo em desespero (às 12h45, a reportagem do Diário viu um termômetro público registrando 37 graus). O evento foi em um daqueles estabelecimentos popularmente conhecidos como casa do norte, o Antonio‘s Bar, no bairro Tanque, em Jacarepaguá.

Antes disso, para levar os repórteres do escritório da Warner (na Gávea) até o Tanque, em um trajeto que passa por Rocinha e Cidade de Deus, foram utilizados três veículos Opala 4.1cc, todos pretos (inclusive os vidros, filmados) e rebaixados.

No trajeto, os repórteres receberam computadores portáteis para assistir a um vídeo no qual a banda e o diretor artístico do disco, Tom Capone, falam sobre o trabalho. Alguns computadores funcionavam, outros não. No veículo em que estava a reportagem do Diário, enquanto as pessoas tentavam ver o vídeo, o motorista tocava o CD de O Rappa.

A imprensa chegou ao Antonio‘s antes do diretor artístico e dos membros do grupo, Falcão (voz), Xandão (guitarra), Lauro Farias (baixo) e Marcelo Lobato (teclado e bateria). No bar, diversas daquelas mesas de metal estavam enfileiradas na calçada. Para comer, tinha codorna frita, queijo assado, cabrito e por aí vai. Havia também cerveja, muita cerveja gelada.

Quando chegaram todos de O Rappa (Falcão foi o último), preparou-se uma entrevista coletiva dentro do bar. Tudo muito informal. No final das contas, o bate-papo rendeu diversas informações e foi bem agradável.

“O Silêncio Q Precede o Esporro demonstra o amadurecimento de O Rappa, mostra o que nós queremos, que não é disco de uma música só. Música tem de emocionar. Se não for assim, tô fora”, disse Falcão. O vocalista também afirmou que tem planos de gravar um disco solo de samba: “Já tenho umas coisas prontas. Acabando a turnê desse disco, começo a pesquisa para fazer esse trabalho solo. Mas a prioridade é O Rappa”.

Disco - Aproveitando o assunto samba, O Silêncio... tem a participação de Zeca Pagodinho, na música Maneiras (aquela que diz ‘se eu quiser fumar eu fumo, se eu quiser beber eu bebo...’), grande sucesso do sambista. Outras participações são da rapper argentina Malena D‘Alessio (na faixa Óbvio) e do poeta Waly Salomão (nascimento/morte), cuja voz é ouvida em O Salto e O Salto II. Outra versão do disco é a de Deus Lhe Pague, uma entre as tantas obras-primas assinadas por Chico Buarque. No álbum há ainda diversas vinhetas. Com O Silêncio..., O Rappa quebra um jejum de quase quatro anos sem lançar disco de inéditas. É o primeiro trabalho após a saída oficial de Yuka, baterista, letrista e mentor do grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;