Para liberar o transporte de cargas até 74,6 mil toneladas, a agência que conhecer o desempenho real dos sistemas de freios dos veículos na pista de 6% de inclinação, o que significa que a cada 100 m percorridos, o veículo desce 6 m de altura.
Nesta quinta-feira, pelo menos oito caminhões passaram pelo teste, além de ônibus, microônibus e vans. Na pista descendente da Imigrantes, os testes foram feitos em dois pontos: um no primeiro túnel e outro no Km 57. Os veículos desceram a serra a 40 km/h. O limite de velocidade permitido para carros de passeio na via é de 80 km/h.
A Ecovias não deu prazo para a conclusão dos estudos. Dentro de 40 dias, o cruzamento dos testes feitos serão fechados pela concessionária e encaminhados para o grupo técnico que fará a avaliação e apresentará o resultado à Artesp. Os técnicos que farão a avaliação do departamento de engenharia de materiais, aeronáutica e automobilística da Escola de Engenharia de São Carlos.
Os resultados indicarão as configurações mínimas que os sistemas de freios de cada categoria de veículos deverá ter, para que possam descer a serra. as certificações dos sistemas serão fornecidas pelo Instituto Mauá e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
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