Setecidades Titulo
Ecovias faz testes para liberar tráfego de carga na Imigrantes
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
30/10/2003 | 21:46
Compartilhar notícia


A Ecovias realizou nesta quinta-feira o último de uma série de 34 teste de frenagem de veículos comerciais de carga e passageiros – de vans a grandes caminhões de 76 toneladas – na nova Imigrantes. Com base nos resultados dos testes, que vêm sendo feitos desde a inauguração da pista, a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo) vai decidir se libera ou não o tráfego desses veículos pela estrada. Na nova Imigrantes, veículos comerciais de carga são proibidos de trafegar por causa do declive acentuado da pista.   

Para liberar o transporte de cargas até 74,6 mil toneladas, a agência que conhecer o desempenho real dos sistemas de freios dos veículos na pista de 6% de inclinação, o que significa que a cada 100 m percorridos, o veículo desce 6 m de altura.

Nesta quinta-feira, pelo menos oito caminhões passaram pelo teste, além de ônibus, microônibus e vans. Na pista descendente da Imigrantes, os testes foram feitos em dois pontos: um no primeiro túnel e outro no Km 57. Os veículos desceram a serra a 40 km/h. O limite de velocidade permitido para carros de passeio na via é de 80 km/h.  

A Ecovias não deu prazo para a conclusão dos estudos. Dentro de 40 dias, o cruzamento dos testes feitos serão fechados pela concessionária e encaminhados para o grupo técnico que fará a avaliação e apresentará o resultado à Artesp. Os técnicos que farão a avaliação do departamento de engenharia de materiais, aeronáutica e automobilística da Escola de Engenharia de São Carlos.  

Os resultados indicarão as configurações mínimas que os sistemas de freios de cada categoria de veículos deverá ter, para que possam descer a serra. as certificações dos sistemas serão fornecidas pelo Instituto Mauá e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;