Setecidades Titulo
Só cinco aprovados na Unifesp de Diadema são da cidade
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre os 280 convocados na primeira chamada da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) de Diadema, apenas cinco são moradores do município. A unidade recebeu a inscrição de 101 munícipes. No vestibular anterior, foram 99 diademenses inscritos, mas somente dois ingressaram nos cursos.

A pró-reitora de graduação da Unifesp, Lúcia de Oliveira Sampaio, afirma que o número é proporcionalmente semelhante ao do campus São Paulo, onde só 3% dos inscritos paulistanos são aprovados.

O vestibular da Unifesp para 2009 recebeu cerca de 23,5 mil inscrições. Desses alunos apenas 1.800 foram convocados para efetuarem matrícula. Segundo Lúcia, 40% dos inscritos (9.400) não foram aprovados nos exames - ou seja, mesmo se existissem vagas, não seriam classificados.

O alto índice seria reflexo da deficiência do ensino público, segundo Lúcia. A maior parte dos alunos que passam no vestibular da Unifesp estudou em escolas particulares. "A solução é fazer com que o ensino público seja tão bom quanto o privado. Quem goza das facilidades do Ensino Superior público é a população rica que pode pagar e, entretanto, estuda de graça."

A Prefeitura de Diadema informou, por meio de nota, que a Secretaria de Educação tem como meta aumentar investimentos na formação dos professores com objetivo de elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação). Além disso, pretende criar sistemas permanentes de avaliação dos estudantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;