Presidente do colegiado desembarca na Bélgica para oficializar parceria com a cidade de Turim
ouça este conteúdo
|
readme
|
Presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), desembarcou ontem em Bruxelas, na Bélgica, para oficializar parceria com a cidade de Turim, na Itália, por meio do IUC (Programa Internacional de Cooperação Urbana). Para o tucano, a união resgata a regionalidade que deu origem ao colegiado de prefeitos, no início da década de 1990.
A sociedade com o município italiano visa a aplicação de projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, mudanças climáticas e drenagem. Na prática, a parceria permitirá ao Consórcio pleitear futuramente financiamentos internacionais para custear esses projetos. “(A parceria) Foi um grande passo realizado pelo Consórcio, pois trará benefícios importantes para as nossas cidades. Trata-se de um programa de desenvolvimento macro, que resgata a origem de como foi pensada a entidade: contemplando toda a região”, frisou o tucano.
Idealizado pela União Europeia, o IUC tem como objetivo a capacitação técnica entre municípios da Europa e da América Latina e Caribe pelos próximos dois anos. O Diário antecipou no dia 17 que o Consórcio havia sido selecionado para o programa, que faz parte da tentativa da Casa de Brasília (escritório da entidade na Capital Federal) de internacionalizar o colegiado de prefeitos, mesmo no ano em que Diadema se desfiliou do órgão.
O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio (PR), também viajou ao continente europeu para participar do encontro, que dura entre hoje e amanhã. O convite para a participação do colegiado do Grande ABC partiu do coordenador do IUC, Manuel Fuentes. “Foi um plano priorizado pelo Consórcio para engajar a região com cidades importantes do mundo. A escolha de Turim foi positiva para nós, pois os desafios e características são parecidos em todos os projetos que apresentamos”, salientou Palacio.
A escolha por Turim se dá porque o Consórcio vê que a cidade guarda semelhanças com os municípios do Grande ABC, principalmente no que se refere à produção industrial – abriga a sede da montadora de veículos Fiat. A cidade italiana possui cerca de 900 mil habitantes.
A ideia do Consórcio é aproveitar esse intercâmbio para trocar experiências com outros países sobre a solução de problemas clássicos nas sete cidades, como as enchentes e o transporte público, com ênfase no transporte sobre trilhos.
Também foram selecionados para o programa os municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Araripina (Pernambuco), Benedito Novo (Santa Catarina), São Leopoldo (Rio Grande do Sul) e Vitória (Espírito Santo).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.