Setecidades Titulo
Cartão não garante respeito à vaga
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
19/12/2009 | 09:23
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


No mesmo dia em que a Prefeitura de Santo André lançou os cartões Nacional do Idoso e o Defis (para deficientes), que a partir de janeiro irão permitir o uso de vagas especiais de estacionamento para essas pessoas, o Diário flagrou três casos de desrespeito, todas na Praça do Carmo, Centro da cidade. Apesar do cartão começar a valer somente no próximo mês, as vagas assinaladas já têm de ser respeitadas.

O vendedor Sérgio Ricardo, 34 anos, foi um dos que não obedeceram a sinalização. Eram 16h, quando ele estacionou o carro em uma vaga para idosos. Questionado pela reportagem, alegou não ter visto a sinalização no asfalto, recém- pintada. "Acho importante que essas vagas existam, mas aqui no Centro é muito complicado. Falta lugar para parar, principalmente nessa época próxima ao Natal."

ADEQUAÇÃO- Para informar a população das novas regras, nos próximos 30 dias, fiscais do Departamento de Segurança de Trânsito e da Zona Azul irão orientar os motoristas que forem flagrados nessas vagas. Após esse prazo, quem não estiver com o carro identificado fica sujeito a multa de R$ 53,20 e perde três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

"Nós temos registrados os pontos em que existem mais vagas , por isso mesmo a intenção é que sempre tenha alguem para fiscalizar o uso delas", destacou o diretor do Departamento de Segurança de Trânsito, Adriano Roberto Silva.

A criação desses cartões marca a adequação do município à resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) criada no ano passado, que estabelece a padronização das regras de uso dessas vagas para deficientes e idosos em todo o País.

Tem direito ao cartão do deficiente portadores de deficiências física, visual ou mental, ou que estejam com a mobilidade reduzida de forma permanente ou temporária. No caso dos idosos, os requisitos são morar em Santo André e ter mais de 60 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;