Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Estudantes destacam relevância da discussão a respeito dos resíduos
Matheus Angioleto
Especial para o Diário
28/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Apresentar uma proposta de discussão, argumentar e propor soluções para determinado problema são a estrutura básica de uma redação. Os alunos da EE Santinho Carnavale, na Vila Mara, em Ribeirão Pires, usaram essa técnica para escrever sobre O Lixo Nosso de Cada Dia, tema do 11º Desafio de Redação. O concurso literário é promovido pelo Diário com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Quem destaca a importância do tema é a coordenadora Anna Dionisi, 57 anos, que comanda a instituição, que conta com 300 alunos entre os ensinos Fundamental 2 e Médio. “O lixo é um dos maiores causadores de poluição e de enchentes. É importante que os alunos desenvolvam argumentação e tenham opinião sobre temas polêmicos que geram discussões sociais”, diz.

A aluna Quésia Maria Ferreira, 14, do 9º ano, deseja cursar Odontologia no futuro. Para ela, pensar a respeito do lixo incentiva o ser humano a respeitar a natureza. “Fiz poema porque o pessoal joga lixo na rua, no mar e no esgoto, causando entupimento e alagamentos. Coloquei no texto a falta de respeito do ser humano. É importante discutirmos para que as pessoas melhorem. Eu reciclo quase sempre, separo o lixo orgânico na minha casa”, relata.

O estudante João Victor Bonadio Ferreira, 14, é colega de classe de Quésia. Ele contou que abordou questões como a reciclagem e a poluição na produção literária. “Nós somos causadores de enchentes a partir do momento em que jogamos o lixo na rua. A gente pode melhorar. Por exemplo, quando encontramos lixo no chão, podemos pegar e juntar para não poluir o meio ambiente. Achei o tema um pouco difícil, mas deu tudo certo”, aponta o rapaz, que pensa em cursar Medicina.

O patrocínio do Desafio de Redação é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;