Setecidades Titulo Sinalização
Pedestres reclamam de travessias

Faixas de segurança instaladas no bairro Jardim, em Santo André, apresentam pintura danificada; comerciantes e munícipes cobram revitalização

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
27/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Fundamentais para a proteção de pedestres no sistema viário, as faixas de segurança dependem de manutenção contínua para que sua eficácia seja mantida. No caso de sinalizações asfálticas instaladas em ruas do bairro Jardim, em Santo André, área nobre da cidade, o cenário é de abandono. Moradores da região, funcionários de estabelecimentos locais e visitantes da área cobram revitalização.

A Avenida Padre Manuel da Nóbrega e as ruas Catequese e dos Capuchinhos, além da Travessa Santo Amaro, integram as reclamações de munícipes. O bairro é composto por diversos prédios comerciais, escolas, além de estacionamentos, clínicas médias e laboratórios de exames.

O funcionário de estacionamento Ronaldo Vieira, 51 anos, acredita que o reforço das faixas de segurança incentivaria as pessoas a utilizarem o recurso para atravessar as vias, que registram circulação intensa de pedestres. “A falta de pintura afeta principalmente os idosos, que não enxergam bem e passam fora (da faixa). Já teve atropelamento aqui na frente justamente por conta disso”, relata.

O comerciante Helton Camacho, 34, destaca que, durante período de seis anos, as faixas foram pintadas apenas uma vez. “Isso é um descaso. Deveria ter manutenção pelo menos duas vezes por ano. A falta de pintura motiva o desrespeito à sinalização. Em alguns locais, estão fazendo a pintura, mas deixaram o bairro Jardim um pouco de lado”, reclama.

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que executa pintura em vários locais da cidade, além da repintura da sinalização de trânsito. A administração promete que até o fim do ano os principais corredores do município, bem como a área central serão contemplados. “Em relação aos locais apontados (Catequese com Padre Manoel da Nóbrega e Travessa Santo Amaro) os serviços serão executados quando série de intervenções na Avenida Dom Pedro II forem finalizadas”. As melhorias incluem troca de iluminação, pavimentação, troca de sinalização horizontal e vertical, semafórica e acessibilidade em todos os quarteirões da via. “A Rua dos Capuchinhos também está no cronograma de intervenções”, complementa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;